Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Fórum Municipal do Selo Unicef será realizado nesta sexta-feira em Messias Targino.


Os segmentos organizados e a Prefeitura Municipal de Messias Targino promoverá o Fórum Municipal do Selo Unicef, que será realizado nesta sexta-feira (30), no Auditório do Centro Dr. Edino Jales, a partir das 7:30 hs. A informação foi passada pela articuladora do Selo Unicef no município Eliane Fernandes de Almeida, Secretária de Ação Social.
Messias Targino promoverá o Fórum Municipal do Selo Unicef, nesta sexta-feira
Segundo Eliane Fernandes, durante o evento uma equipe do Selo Unicef do estado do Rio Grande do Norte visitará o município de Messias Targino, com o objetivo de fazer a avaliação da gestão das políticas voltadas para a criança e o adolescente do município. O município vem trabalhando em prol do Selo Unicef desenvolvendo políticas voltadas para as crianças e adolescentes como forma de promover o desenvolvimento e bem estar.

Recentemente foi realizada a I Plenária de Apresentação do Selo Unicef voltada para a Comunidade Escolar do município. A plenária teve como objetivo apresentar a comunidade o que está sendo trabalhado. Os temas cultura, esporte, política e semi-árido foram apresentados um a um à comunidade, ficando sob a coordenação dos professores e alunos das escolas municipal e estadual.
Conselho Gestor do Programa Esporte e Lazer será escolhido nesta sexta-feira.

O Núcleo local do Programa Esporte e Lazer de Messias Targino realiza nesta sexta-feira (30), uma Assembléia Extraordinária a partir das 15:00h, na Escola Estadual Apolinária Jales, onde será apresentado a comunidade e segmentos organizados o objetivo do Programa Esporte e Lazer que já está funcionando no município. “O Programa tem como objetivo facilitar o acesso ao esporte e lazer. Dentre as atividades oferecidas estão: futebol, fut sal, vôlei, dança, peteca, capoeira, dama, dominó, xadrez, pintura em tecido, caminhadas, além das atividades assistemáticas”, informou Raimundo Nonato de Almeida coordenador do programa no município.
Assembléia será realizada na Escola Estadual Apolinária Jales
Durante a assembléia será escolhido os membros do conselho gestor local do programa, que será formado com a participação dos segmentos organizados que atuam no município. "È um programa mesmo voltado para o esporte e lazer, mas tem também seu aspecto pedagógico”, esclareceu o coordenador.

Conselho Municipal de Saúde promoveu reunião.
Aconteceu na quarta-feira dia (28), mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Messias Targino, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde os conselheiros avaliaram a gestão das políticas públicas referente à área de saúde. O resultado da avaliação foi encaminhado para a comissão municipal do Selo Unicef – 2007/2008, para ser discutido.

Durante a reunião foi escolhido o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimundo Guedes da Silva, para participar do Fórum Municipal do Selo Unicef, que será realizado nesta sexta-feira (30), no Auditório do Centro Dr. Edino Jales, a partir das 7:30 hs representando o conselho.
Secretária Municipal de Educação participará de reunião em Natal.

A Secretária Municipal de Educação de Messias Targino, Wagna Fernandes de Almeida juntamente com a responsável pelo censo da escolar no município, Valdélia Gomes de Oliveira, participarão na quinta-feira dia (29), do lançamento do Censo Escolar da Educação Básica – 2008, que acontecerá no Hotel Praiamar em Natal, das 9:00 as 13:00 horas, onde contará com a presença de representantes de todo estado.
Secretária de Educação , Wagna Fernandes de Almeida
Durante o evento será discutido as políticas públicas para a distribuição de recursos públicos relacionados à Merenda, transporte escolar, distribuição de livros, uniformes, implantação de bibliotecas, estações de energia elétrica, dinheiro direto na escola e FUNDEB, entre outros.

Coordenação do Fórum da Agricultura Familiar foi eleito durante reunião.


Foi eleita nesta terça-feira (27), a nova coordenação do Fórum da Agricultura Familiar de Messias Targino. Em uma reunião bastante participativa que contou com a participação das 16 associações rurais, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Projeto PDA Carnaúba, Emater/RN e Seapac. Onze das dezesseis associações participaram do processo eleitoral.
Marcos Olimpio de Freitas foi eleito coordenador
Antes da eleição da nova coordenação do fórum foi feito uma discussão de avaliação da atual gestão que tinha como coordenador Manoel Cardoso Neto, como Secretário Taironey Medeiros e Pelopidas Francisco Pinto como tesoureiro. Todas foram unânimes em destacar as conquistas e a importância do fórum na implantação das políticas públicas da agricultura familiar. Também por unanimidade foram eleitos para um mandato de um ano Marcos Antonio Olimpio de Freitas como coordenador, Maria José da Silva como Secretária e William Pereira como tesoureiro.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Programa Saúde da Mulher terá novo atendimento.

Além das ações que já vem sendo desenvolvidas pelo Programa Saúde da Mulher, onde é realizado atendimento especial voltado para a saúde das mulheres, a Prefeitura Municipal de Messias Targino através da Secretaria Municipal de Saúde acaba de contratar a ginecologista Dra. Jânia Fernandes, que vai integrar a equipe do programa.

O novo atendimento será voltado no combate ao câncer de colo de útero e de mama, com o objetivo de melhorar ainda mais a assistência à mulher que vem sendo prestado pelo setor de saúde do município. A secretária Municipal de Saúde Maria Margarida de Aquino, destacou a importância do novo serviço que será oferecido.
Atendimento será voltado no combate ao câncer de colo de útero e de mama
Segunda ainda a Secretária, o atendimento no combate ao câncer de colo de útero e de mama acontecerá duas vezes por mês de acordo com a demanda referenciada pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Ainda dentro do programa Saúde da Mulher, o atendimento ao pré-natal estar cada vez mais humanizado onde é realizado nas gestantes Ultra-sonografias Obstétricas, nas quartas-feiras. A realização do atendimento no combate ao câncer de colo de útero e de mama é mais um serviço implantado pela prefeitura, onde tem tornado a saúde de Messias Targino uma referência na região.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Prefeita assina ordem de serviço para construção de três praças.


A prefeita do município de Messias Targino, Shirley Targino (PR), assinou na manhã desta segunda-feira (26), ordem de serviço para construção de três novas praças. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias.
Prefeita Municipal Shirley Targino, durante ato de assinatura de obras.
A praça central João Jales Dantas será completamente reconstruída, as outras duas praças serão construídas próximo ao Centro de Saúde Dr Edno Jales e outra no Conjunto das Rosas. Durante o ato de assinatura que contou a participação da comunidade e todos os secretários municipais, a prefeita municipal destacou a importância das obras para a comunidade e o volume de recursos que serão investidos.
Praça central João Jales Dantas, será totalmente reconstruida.

Praça do Centro de Saúde também será reformada



Comunidade Rural Cacimba de Baixo vai ganhar abrigo de passageiros.

A Prefeitura Municipal de Messias Targino iniciou a construção de mais um abrigo para passageiros, que está sendo construído na comunidade rural Cacimba de Baixo ao lado da BR-226, no trecho que dar acesso Messias Targino a Patu. O inicio da construção do abrigo recebeu aprovação dos moradores da comunidade.

Abrigo para passageiros está sendo construido na comunidade Cacimba de Baixo.

Recentemente a prefeitura construiu três abrigos para passageiros em pontos estratégicos da cidade. As benfeitorias atendem reivindicações da comunidade, que vinha há muito tempo reivindicando essa ação. Foram construídos dois abrigos com área coberta, um na saída de Messias Targino para Patu, ao lado da BR-226, outro na saída para Janduis, próximo ao conjunto das Rosas. Agora o beneficio acaba de chegar na zona rural.

domingo, 25 de maio de 2008

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso supera meta estabelecida.

A Secretaria Municipal de Saúde de Messias Targino concluiu na ultima quarta-feira (21), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), para Idosos com o slogan "Não deixe a gripe derrubar você! Vacine-se". Além do atendimento no Posto de Saúde Dr. Edino Jales, também foram realizados atendimento domiciliar aos idosos, através dos Agentes Comunitários de Saúde.
Ao todo Foram vacinados 340 idosos equivalem a 89%.
Segundo a Secretária de Saúde Maria Margarida de Aquino, o objetivo da campanha foi vacinar o maior número possível de idoso, acima de 60 anos de idade. E o número de atendimentos realizado superou a meta definida pela Regional de Saúde do Estado. Ao todo Foram vacinados 340 idosos equivalem a 89%, onde a meta estabelecida era de vacinar 80% dos idosos do município. O objetivo de mais uma campanha de vacinação voltada para os idosos foi no sentido de garantir uma melhor qualidade de vida.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Conselho Tutelar promoveu caminhada pelo o "Dia Nacional do Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes".

O Conselho Tutelar, que atua junto à Prefeitura Municipal de Messias Targino, faz um alerta a toda população sobre a importância do dia 18 de maio - data em que celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Conselho Tutelar realizou uma caminhada, na quarta-feira (21), com a participação dos alunos das escolas Municipal Julio Benedito e Estadual Apolinária Jales. A caminhada percorreu as principais ruas.
O Conselho Tutelar, que atua junto à Prefeitura Municipal , fez um alerta a toda população
Em frente à prefeitura municipal, os participantes da caminhada se reuniram onde foram feita exposição de cartazes e esclarecimentos aos presentes. Usaram a palavra, o conselheiro Ismael Fernandes e o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Anderson Medeiros. Destacaram a importância da caminhada que teve o principal objetivo de mobilizar e convocar toda a sociedade para que participe da luta na prevenção e enfrentamento às situações, onde crianças e adolescentes sofrem violências de todo o tipo, inclusive sexual.

Alunos das duas escolas participaram de caminhada
Para o órgão fiscalizador dos direitos dos menores de 18 anos (entre crianças e jovens), o Dia de Combate ao Abuso e Violência Sexual foi instituído por meio da Lei Federal 9970/2000, com base em um acontecimento datado em 18 de maio de 1973, quando uma criança de 8 anos foi seqüestrada, drogada e estuprada, conforme informação do Conselho Tutelar de Messias Targino - que aproveitou a caminhada para fazer um alerta à população. O apoio recebido pelo Conselho Tutelar e da criança por parte da prefeitura municipal também foi destacados pelos membros dos dois conselhos durante o evento.



terça-feira, 20 de maio de 2008


Escola Municipal Júlio Benedito elege e empossa Conselho de Escola.




A Escola Municipal Júlio Benedito desde de Março que vinha discutindo com a comunidade escolar a criação do Conselho de Escola. Depois de três meses de debates foi finalmente criado e eleito o Conselho de Escola, que é formado por quatro segmentos da escola, da qual tem acento alunos, pais, professores e funcionários.

Os membros do Conselho de Escola devem acompanhar tudo o que envolve a vida escolar, a parte financeira, administrativa e pedagógica “, explicou Regivania Rodrigues, Diretora da Escola Municipal Julio Benedito. “O Conselho de Escola, junto com a direção escolar, vai atuar no processo de gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola”, informou Regivania.

O Conselho é formado por vinte conselheiros entre titulares e suplentes, ficando a frente do conselho um Coordenador, um Secretario cada um com seus suplentes.
Nesta quarta-feira (21), os membros do Conselho de Escola vão eleger a executiva e após a escolha tomarão posse todos os conselheiros eleitos para primeiro mandato.
Equipe do Programa de Saúde da Família realiza palestra educativa nas escolas.

Dando continuidade o trabalho educativo nas escolas do município, que vem sendo feito através da equipe formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, através do PSF – Programa de Saúde da Família, aconteceu nesta terça-feira (20), na parte da tarde uma palestra na Escola Municipal Professor Júlio Benedito, no 9º Ano do Ensino Fundamental, que foi ministrada pelas enfermeiras do PSF, Vanessa Campos e Isabela Pereira, onde foi discutido sobre a Gravidez na Adolescência e os métodos anticoncepcionais.
A equipe vem desenvolvendo trabalho educativo a cada mês nas escolas

Vários alunos participaram ativamente das discussões com perguntas que foram esclarecidas pelos palestrantes. Essas palestras têm como o objetivo de trabalhar junto à criança e o adolescente vários temas que diz respeito ao interesse de cada turma trabalhada, tais como gravidez na adolescência, saúde bucal, métodos anticoncepcionais, e outros, sendo que cada tema é coordenado por um profissional da área. A equipe vem desenvolvendo este trabalho a cada mês com temas diferenciados e coordenados por profissionais que atuam no município englobando a escola em geral com temas direcionados a cada idade escolar.

“Provinha Brasil” é aplicada em Messias Targino.

A Provinha Brasil foi aplicada nesta terça-feira (20), para os alunos da 2º ano do ensino fundamental, matriculados na Escola Municipal Professor Júlio Benedito. A informação foi passada pela Coordenadora Pedagógica Valdélia Gomes. A Provinha Brasil, também será aplicada aos alunos da zona rural, na quarta-feira (21).

A Provinha Brasil é uma iniciativa do governo federal e serve de instrumento de aferição do processo de alfabetização que será implantado nos municípios, por adesão voluntária das redes. A Secretaria Municipal de Educação de Messias Targino designou a Coordenadora Pedagógica Valdélia Gomes de Oliveira, para aplicar as provas, junto com as professores de cada classe. Serão aproximadamente 65 alunos com idade de 7 a 8 anos.
Alunos da Escola Julio Bendito fizeram a Provinha Brasil
Após a aplicação da provinha Brasil, o resultado será enviado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), através da equipe designada pela Secretaria de Educação. Um dos objetivos da aplicação do teste é identificar precocemente possíveis deficiências da criança na fase de alfabetização, para que ela não chegue às séries mais avançadas sem a consolidação de habilidades básicas em leitura e escrita.

Prefeitura e Banco do Nordeste discutem mais investimentos para Messias Targino.

Em uma parceria inovadora firmada entre a Prefeitura Municipal de Messias Targino e a Agencia do Banco do Nordeste de Assu, foi discutido na quinta-feira passada (17), a aplicação de mais investimentos para o município de Messias Targino, através de operações de crédito rural e para o setor comercial. Duas reuniões foram realizadas onde foram discutidos os investimentos.
O gerente do BNB ressaltou que recursos são acessíveis
O Gerente do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, agência de Assu, Francisco César e Flavio Andrade gerente de negócios participaram das duas reuniões que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino. O gerente do BNB ressalta que esses recursos são acessíveis, cuja exigência do banco diz respeito apenas que o interessado apresente documentos de identificação pessoal e de garantia.O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Pôla Pinto também partiicpou da reunião.
Reuniões foram bem participativa


Coordenadora Pedagógica participou de reunião sobre a Escola Ativa.

A coordenadora Pedagógica, Valdélia Gomes de Oliveira e Gildete de Medeiros da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Messias Targino participaram de uma reunião na quinta-feira passada (15), em Mossoró. Segundo Valdélia Gomes de Oliveira a reunião teve como objetivo discutir e reestruturar do projeto Escola Ativa nos municípios, onde o projeto funciona.

No município de Messias Targino, o projeto vem sendo desenvolvido nas escolas da zona rural. Também durante a reunião foram definidos outras ações do projeto que deverão ser implantados em cada município. Segundo Wagna Fernandes secretaria de educação, o projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.
Valdélia Gomes e Gildete de Medeiros participaram de uma reunião em Mossoró
Para garantir melhoria da qualidade da educação no meio rural, o Projeto utiliza diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Escola Municipal Julio Benedito ofereceu jantar de confraternização para Mães.

A direção da Escola Municipal Professor Julio Bendito em parceria com a Secretaria de Educação promoveu um jantar de confraternização em homenagem ao dia das Mães. A confraternização aconteceu na quinta-feira passada (15). Segundo Regivania Rodrigues de Almeida, Diretora da Escola mais de 200 mães prestigiaram a confraternização.
Durante o evento aconteceram várias dinâmicas envolvendo as mães presentes, também foram distribuídos vários brindes para as participantes. A mesma programação também homenageou as mães das escolas da zona rural do município. Na oportunidade foi apresentado o Projeto do Selo Unicef a comunidade escolar da zona rural. A confraternização da zona rural foi coordenada pela Secretária de Educação Wagna Fernandes e a Diretora das Escolas da zona rural, Ana Lúcia Targino do Rego.

domingo, 18 de maio de 2008

Prefeitura constrói abrigos de passageiros.

A Prefeitura Municipal de Messias Targino concluiu recentemente a construção de três abrigos para passageiros em pontos estratégicos da cidade. As benfeitorias atendem reivindicações da comunidade, que vinha há muito tempo reivindicando essa ação. Foram construídos dois abrigos com área coberta, um na saída de Messias Targino para Patu, ao lado da BR-226, outro na saída para Janduis, próximo ao conjunto das Rosas.
Três abrigos foram construídos pela prefeitura
O outro abrigo foi construído no perímetro urbano e é destinado aos Motos taxista. Recentemente a prefeita municipal Shirley Targino vistoriou os abrigos, acompanhado de parte dos seus secretários. “Em diversas oportunidades percebemos a presença de passageiros de ônibus ou mesmo caronistas sob o sol ou chuva à espera de transporte, em situação de desconforto, o que exigiu a nossa intervenção no sentido de executar esse tipo de obra”, disse a prefeita.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Obras de construção do novo Matadouro está em andamento.

As obras de construção do novo Matadouro público do município de Messias Targino está acontecendo em ritmo acelerado. A cada dia a parte de estrutura da obra aumenta. A previsão é que até o final de junho a obra esteja pronta.
Messias Targino é um dos primeiros municípios que recebeu a aprovação do empreendimento desse tipo. A construção do novo matadouro era uma reivindicação antiga da população e agora com o esforço da prefeita Shirley Targino (PR) e do Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), está sendo feita.
Obra está em ritmo acelerado.
A realização da obra vem recebendo aprovação dos marchantes que passarão a ter melhores condições de trabalho no abatimento do animal. O Projeto do matadouro tem um orçamento de R$ 149 Mil, a contrapartida da prefeitura, é de R$ 8.121,80. O terreno aonde a obra vem sendo construída foi adquirido pela prefeitura e fica fora da zona urbana, para evitar problemas de saúde pública, já que com o crescimento da cidade o atual matadouro tem se tornado um problema.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Emancipação Política foi comemorada com muita festa durante três dias.

Foi encerrada na sexta-feira (9), os festejos de 46 anos de emancipação política do município de Messias Targino. Este ano a administração da prefeita Shirley Targino (PR), realizou três dias de festa com uma vasta programação, iniciada na quarta-feira (7) e prolongou-se até dia (9).

A prefeita municipal Shirley Targino, avaliou como um sucesso os três dias de festa, que reuniu toda comunidade. “A população de Messias Targino mereceu uma festa organizada”, destaca a prefeita. Durante os três dias aconteceram eventos esportivos e culturais, além de grandes shows com artistas da terra, Paulinho e Forró Pauleira, Ferro na Boneca, Nilson Viana e Beto Barbosa que levaram grandes multidões aos shows.
A festa foi uma das mais organizadas e participativa do médio oeste.
Desde de 2005, quando assumiu a prefeitura municipal através da prefeita Shirley Targino, vem a cada ano ampliando os festejos comemorativos. A festa deste ano foi uma das mais organizadas e participativa se tornado uma das mais tradicionais da região do médio oeste.

Show levaram multidões à praça durante os três dias de festas.

Mais de 4 mil pessoas participaram do show de encerramento da festa dos 46 anos de emancipação política, que aconteceu na sexta-feira (9). O show de encerramento foi animado pelo cantor Nilson Viana e teve como atração principal da noite o cantor Beto Barbosa, que faz sucesso em todo Brasil. Também aconteceu um Show Pirotécnico com queima de fogos. E na quinta feira se apresentaram Paulinho e Forró Pauleira e Ferro na Boneca.
Paulinho e Forró Pauleira foi uma das atrações da festa
Durante mais de uma hora, o cantor Beto Barbosa envolveu os participantes com suas coreografias e ritmos que contagiou o público. “Já estou com saudade desta festa bonita e bem organizada, a prefeita está de parabéns”, contou Maria Aparecida, que participou de toda programação durante os três dias de festa.

Quero continuar trabalhando pelo povo se Deus permitir”, afirma prefeita.


Bastante feliz pelo sucesso dos três dias de festa dos 46 anos de emancipação política, a prefeita municipal de Messias Targino Shirley Targino (PR), disse durante o encerramento da festa que seu compromisso e disposição é de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento da cidade. “Quero continuar trabalhando pelo povo se Deus permitir”, disse a prefeita.
Prefeita Shirley agradeceu apoio reebido para sua administração.
A prefeita destacou ainda a contribuição dos senadores José Agripino (DEM-RN), Rosalba Ciarline (DEM-RN), Garibaldi Alves (PMDB-RN) e os deputados federais João Maia (PR), Henrique Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT), com a destinação de vários benefícios para a cidade que tem sido destinado à população. “Eles tem ajudado muito a nossa gestão, só tenho que agradecer”, disse Shirley. O vice–prefeito Cleiston Rubens, destacou sua contribuição com a gestão municipal.

Presidente do senado prestigia lançamento de livro.

Ainda dentro da programação da festa de comemoração dos 46 anos de Emancipação Política do município, aconteceu o lançamento do Livro do historiador Edimar Teixeira Diniz, que relata a história do município de Messias Targino desde do inicio do povoado Junco. A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio 8 de maio e contou com a participação de várias autoridades, familiares do historiador e pessoas da comunidade.
Senador Garibaldi Alves prestigiou lançamento do livro e destacou a iniciativa da prefeitura em apoia a publicação.
O presidente do Senado Federal Garibaldi Alves, a prefeita Shirley Targino, Maria de Fátima representando o Governo do Estado da Paraíba Cássio Cunha Lima, Gilberto de Oliveira Jales e o próprio historiador usaram da palavra durante o lançamento. O livro é considerado um grande trabalho do historiador, em que a cultura do povo messiense, suas origens, seus aspectos geográficos, sua vida política, sua vida religiosa e outros aspectos importantes são relatados amiúde, com completo conhecimento de causa do autor.

Maria de Fátima representou o Governo do Estado da Paraíba no evento
A publicação do livro foi fruto do esforço do próprio historiador e do reconhecimento de um grupo de amigos em parceria com a Prefeitura de Messias Targino, através da Prefeita Shirley Targino (PR). O senador Garibaldi Alves garantiu a doação de 500 exemplares do livro lançado através do Senado Federal.

Várias autoridades, familiares do historiador e pessoas da comunidade participaram do lançamento dol ivro.



segunda-feira, 12 de maio de 2008

“O lançamento deste livro é uma questão de justiça com o senhor Edimar e com o povo de Messias Targio”

A Prefeita Municipal Shirley Targino (PR), disse durante o evento do lançamento do livro Messias Targino Origens, do historiador Edimar Teixeira Diniz, lançado na sexta-feira (9), que a publicação era também um sonho seu. “O lançamento deste livro é uma questão de justiça com o senhor Edimar Teixeira e com o povo de Messias Targino”, disse a prefeita.
Prefeita Shirley disse que alem do compromisso politico a publicacao do livro era um sonho antigo seu , agora realizado.
A prefeita Shirley ressaltou que partir do lançamento do livro a comunidade terá como conhecer os fatos históricos, a cultura do povo messiense, suas origens, seus aspectos geográficos, sua vida política, sua vida religiosa e outros aspectos importantes. Ela também destacou o empenho de David de Medeiros Leite, Juscelino Herculano Jales e Gilberto de Oliveira Jales, para a concretização do projeto. A participação, o apoio da prefeitura Municipal e o esforço pessoal da própria prefeita Shirley Targino foi destacado por Garibaldi Alves, Maria de Fátima, Gilberto de Oliveira Jales e Edimar Teixeira Diniz.

Edimar Teixeira durante solenidade de lancamento do seu livro


Historiador Edimar Teixeira agradece esforço para lançamento do livro.


A lado de familiares, autoridades e várias pessoas da comunidade de Messias Targino e com palavras em tom de emoção e a certeza de um sonho realizado depois de muitos anos de espera, o historiador Edimar Teixeira Diniz, agradeceu o esforço e o apoio da Prefeitura e das pessoas que colaboram para a edição do livro. “Agradeço muito a Deus por ter tido saúde para realizar esse sonho. Agradeço também a todos, messienses ou não, que colaboraram na realização deste trabalho”, disse Edimar Diniz.
Edimar Texeira destacou apoio recebido da prefeita Shirley
Segundo o historiado seu livro de 368 pagina, que foi editado pela editora Sarau das Letras, tem por finalidade de memorizar um município, seu povo e sua cultura”. Como o município é novo e o vimos nascer tendo a oportunidade que tive, ainda mais sendo seu filho, julguei necessário fazer esse modesto trabalho”, disse o historiador.

O historiador disse ainda que acreditar que o livro terá grande utilidade, agora ou no futuro já que esse é seu principal objetivo quando pensou em fazer o trabalho. O escritor Cleilson Carlos do município de Almino Afonso, que no ano passado lançou seu livro sobre a historia de Almino Afonso também prestigiou o lançamento e destacou a importância do trabalho.






Historiador fez apelos para preservação da historia.

Durante o lançamento do livro Messias Targino Origens, o historiador aproveitou para fazer um apelo à prefeita municipal para a construção de um Museu do município, a construção do marco zero onde foi construída a cidade e seja evitado pelos poderes públicos mudanças de nomes de ruas. Ele lamentou as mudanças de nomes das Ruas Desembargador José Vieira, João Jales Dantas e da creche Salomé Gomes.
Historiador Edimar Teixeira durante o lancamento do livro
Edimar Teixeira, também fez apelo ao sindicalista Pôla Pinto e ao advogado Alcimar Antonio de Souza, para reativar a circulação do jornal O Messiense, que foi publicado durante vários anos. “Senhor presidente do Senado Federal Garibaldi Alves, sei que o senhor tem ajudado muito. E o povo de Messias Targino é um povo bom e por isso que espero que o senhor continue ajudando ainda mais essa cidade”, apelou o historiador.

Junior Targino, Paulo de Freitas Targino , a ex-prefeita Socorro Ferreira e Edimar Teixeira


sexta-feira, 9 de maio de 2008

Programação desta Sexta-feira


Lançamento do livro do Historiador Edimar Diniz.

Ainda dentro da programação da festa de comemoração dos 46 anos de Emancipação Política, será lançado nesta sexta-feira (9), a partir das 20:00h, no Palácio 8 de Maio, o Livro do historiador Edimar Teixeira Diniz, que relata a história do município de Messias Targino desde do inicio do povoado Junco.

Várias lideranças políticas prestigiarão encerramento da festa.

A prefeita Shirley Targino, irá receber várias lideranças políticas do Estado do Rio Grande do Norte, hoje durante o enceramento dos festejos de emancipação política de Messias Targino.

Entre as lideranças políticas está sendo esperada a visita do o Senador José Agripino (DEM-RN, o deputado federal João Maia (PR), o presidente do Senado Federal Garibaldi Alves (PMDB), Senadora Rosalba Ciarline (DEM-RN) e o deputado estadual Walter Alves (PMDB). Além da deputada Federal Fátima Bezerra (PT), o presidente estadual do PT, Geraldo Pinto e vários
prefeitos e lideranças da região.



Beto Barbosa será uma das atrações desta sexta-feira.


Na sexta-feira, três shows estão programados, começando com Nilson Viana e em seguida Show Pirotécnico. A principal atração da noite ficará por conta do cantor Beto Barbosa, que é sucesso em todo Brasil.



Mais de 5 mil pessoas participaram de show em praça publica.


Na quinta-feira pela da manhã foi celebrada ás 10:00h, uma Missa em Ação de Graças na Capela de Nossa Senhora das Graças, com os Padres Fabio Possídio. A programação religiosa foi bastante participativa por parte da comunidade.

À noite a programação teve continuidade, com dois shows de Paulinho e Forró Pauleira e Ferro na Boneca. Houve também a participação do Cantor Zé Martins, que gravou seu primeiro DVD ao vivo. Os shows de Paulinho e Forró Pauleira e Ferro na Boneca levaram uma multidão a praça de eventos em torno de 5 mil pessoas.





Ainda dentro da programação festiva a Câmara Municipal de Messias Targino realizou na quinta-feira (8), Sessão Solene, onde foi entregue o Título de Cidadão á Inaldo Medeiros dos Santos, no Palácio Washington Medeiros. A Sessão foi realizada as 16:00h e bastante concorrida. Além dos familiares do agraciado várias autoridades locais compareceram ao evento.



VerrPôla Pinto, Prefeita Shirley Targino,Inaldo Medeiros e Alexandre Jales durante entrega do Título de Cidadão á Inaldo Medeiros.



Bolo em comemoração ao Aniversario de Messias Targino.


Mais uma vez toda a população de Messias Targino participou efetivamente do momento em que foi cortado o Bolo em comemoração ao aniversario da cidade, com 46 metros de cumprimento. Mais de 2.000 pessoas prestigiaram e cantaram Parabéns ao lado da prefeita Shirley Targino.










Maratonas de 8 maio

Na quinta-feira dia 8, que é o ponto auto dos festejos, aconteceu uma vasta programação durante todo dia. Logo cedo ás 5:00h aconteceu à alvorada, com a Banda de Música da cidade de Campo Grande.Como tradicionalmente acontece todo ano, no dia da Emancipação foi realizado a tradicional Maratona masculina e feminina, que foi acompanhada por toda população.
Vencendor da maratona principal Masculina
Aurir durante entrega de premiação
Paloma foi vencedora da maranota feminina
Coordenador de esporte Rondineli Almeida e sua equipe teve trabalho destacado

Popolação participou efetivamente das maratonas





Outros momentos do show cultural

Carlos André de Mossoró


Banda Lábios de Mel e Bené


Show com as Banda Superação de Messias Targino




O Show Cultural da quarta-feira

A programação teve continuidade na quarta-feira a noite em três momentos. As 18:00h foi realizado um Culto Evangélico, do qual participou a prefeita municipal.
Ver. Pôla Pinto, vice-prefeitoRubinho, Prefeita Shirley e Cacio Cesar durante Show cultural
Em seguida o Show Cultural, com os Artistas locais, que aconteceu a apresentações dos violeiros, Damião Pereira e Abreu, apresentação do Hino do município por Raimundo Nonato e Gabriela Almeida, Coreografia e depois show com as Bandas Superação, Banda Lábios de Mel, Bené, Túlio Ciarline (Rio Janeiro) e Carlos André (Mossoró).
Coreografia

Apresentação do Hino do município por Raimundo Nonato e Gabriela Almeida


Apresentações dos violeiros, Damião Pereira e Abreu


Prefeita Shirley partiicpou de Culto Evangélico que reuniu uma grande multidão