Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quinta-feira, 19 de junho de 2008

COMUNICADO

A equipe de divulgação da Prefeitura Municipal de Messias Targino, responsável pela atualização deste Site, comunica aos leitores deste espaço que em virtude do inicio do calendário eleitoral, será suspensas temporariamente as atualizações diárias, a partir desta data.

Comunicamos ainda, que após o período eleitoral serão retomadas as atualizações deste espaço de divulgação.


Atenciosamente,
A equipe de divulgação.
Serviço de limpeza pública recebe aprovação da comunidade.

Em mais uma ação inovadora, a prefeitura municipal de Messias Targino vem trabalhando a coleta de lixo domiciliar, que vem acontecendo em todo município. O trabalho de coleta de lixo contempla todas as ruas e tem seu próprio calendário de coleta diária de cada rua com horário definido. Todo o trabalho de coleta vem recebendo elogios dos moradores da comunidade. A coleta domiciliar é apenas uma parte do serviço oferecido. Para facilitar o trabalho, a prefeitura produziu um calendário impresso com toda programação da coleta que foi distribuído junto à população. As principais ruas também receberam novas coletoras para facilitar o trabalho de coleta. O Recolhimento de poda, capina e entulhos também foram priorizados na coleta.
O recolhimento de poda, capina e entulhos também foram priorizados na coleta.
A construção do aterro controlado que vai beneficiar os três municípios Janduís, Campo Grande e Messias Targino é visto como uma forma de resolver não só problema do armazenamento do lixo, mas como uma forma de gerar renda dentro do projeto de coleta seletiva pensado. Os recursos para a construção do aterro controlado têm um orçamento na ordem R$ 1,4 milhão.

Trabalho de coleta de lixo contempla todas as ruas


Centro Saúde oferece realização de exames diários para população.

A Secretaria Municipal de Saúde de Messias Targino vem dando continuidade à realização de diversos tipos de exames diários voltado para a população. Os exames são feitos Centro de Saúde Dr. Edino Jales, todas as manhã. Também são feitos exames de urgências que são solicitados pelos médicos que atendem no Hospital Maternidade Paulina Targino.
Diversos tipos de exames diários voltado para a população
Segundo, a Secretária de Saúde, Margarida de Aquino, também está sendo disponível exames de endoscopia, para os pacientes do município. Os primeiros exames estão sendo realizados para atender a demanda reprimida que existe, já que o Sistema Único de Saúde (SUS), autoriza apenas 09 exames de endoscopia ao ano, o que é insuficiente. Esse tipo de atendimento vem recebeu aprovação da comunidade.

Escolas da rede municipal de ensino iniciaram o Censo Escolar.
As escolas da rede municipal de ensino do município de Messias Targino deram inicio na segunda-feira (16), ao censo escolar de 2008. A informação foi repassada pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Messias Targino, Wagna Fernandes de Almeida. Segundo a secretária o censo escolar tem por objetivo de informar ao Ministério da Educação o número de alunos matriculas nas escolas durante o ano de 2008. “Através do censo é que os recursos serão destinados para educação no município”, informou Wagna Fernandes.
Censo Escolar está sendo realizado nas escolas municipais
No mês passado a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Messias Targino, Wagna Fernandes de Almeida juntamente com a responsável pelo censo da escolar no município, Valdélia Gomes de Oliveira, participaram, do lançamento do Censo Escolar da Educação Básica – 2008, que aconteceu no Hotel Praiamar em Natal e contou com a participação de representantes de todo estado. Wagna destacou ainda que com o censo será possível ter um banco de dados disponível para avaliar a qualidade dos serviços da educação e que poderá ajudar na elaboração de projetos que venha beneficiar o ensino aprendizagem.

Secretaria de Saúde atinge meta em campanha de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Messias Targino conseguiu ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a paralisia infantil, realizada no último sábado (14). Segundo dados divulgados pela secretaria municipal de saúde, através da vigilância epidemiológica, no município de Messias Targino a meta atingida no município foi 101%, onde a meta estimada pelo Ministério da Saúde era de 95%.

Durante a campanha de vacinação foram disponibilizados 2 postos entre fixos e volantes que funcionaram na Escola Municipal Júlio Benedito e na Unidade Saúde da Família Dr Edino Jales, onde trabalharam uma equipe de 14 profissionais de saúde. Também foi realizado atendimento em toda zona rural do município. No ano passado o município também superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, quando atingiu 109%.

A secretária de saúde Margarida Maria de Aquino avaliou que o índice vacinado este ano foi excelente. Ela ressaltou que apesar de o Brasil não ter registro de casos desde 1989, é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em cerca de sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália. A OMS estima que a imunização, em todo o mundo, previna 550 mil casos da enfermidade a cada ano.
Dia Mundial de Combate ao trabalho Infantil foi comemorado com programação.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar promoveu, na última quinta-feira (12), um encontro, na sede da Ação Social, pela passagem ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Durante o encontro houve apresentações e distribuição de folhetos informativos, entre outras atividades. “O objetivo do evento foi conscientizar e mobilizar a sociedade a denunciar as diversas formas de exploração do trabalho infantil, assegurando os direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, informou a representante da Secretaria de Ação Social Maria Gloria Diniz.
Encontro foi realizado pela passagem ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Participaram ainda do encontro alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantis (PETI), profissionais do Centro de Referencia, adolescente, educadores, comunidade e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A presidente do Conselho Tutelar Claúdia Verlândia destacou a importância do evento que mobilizou os segmentos organizados, enfocando a questão da educação e cidadania.
Secretaria de Agropecuária garante apoio para feira agoecologica.


Durante a reunião promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, Projeto PDA Carnaúba, Fórum da Agricultura Familiar, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e Seapac na última quarta-feira (11), que contou com a participação de mais de 50 agricultores onde foi discutido o preparativo para o lançamento da feira agoecologica, o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues Dantas destacou o apoio que a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente vem dando para o fortalecimento da agricultura familiar no município.


O Secretário Paulo Rodrigues informou que a prefeitura municipal está disponibilizando uma contra partida de 30 mil reais para o projeto da feira em parceria com o projeto Dom Helder Câmara, que já foi assinado. Paulo Rodrigues disse ainda, que a prefeitura vai disponibilizar outros investimentos para o lançamento da feira nessa etapa. “A prioridade de nossa secretaria tem sido apoiar essas ações que consideramos importantes para melhorar a qualidade de vida do agricultor e sua renda familiar, e a feira é uma ação concreta”, enfatizou o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Dantas.





Município continua realizando ações de combate a Dengue.


Mesmo com toda redução no número de pessoas infectados da dengue no município de Messias Targino, a Secretaria Municipal de Saúde continua desenvolvendo ações para combater o mosquito Aedes Aegypt. Na última quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um grande mutirão de combate a Dengue, que percorreu as principais ruas da cidade. A programação foi iniciada com uma caminhada, que saiu do Módulo de Esporte Onésimo Teixeira Ribeiro, com os alunos da Escola Municipal Professor Julio Bendito. Já os alunos da Escola Estadual Apolinária Jales também participaram da programação com uma caminhada que saiu da sede da escola. As crianças da Universidade Infantil também promoveram sua própria caminhada. O ponto de encontro das caminhadas foi na sede da prefeitura, com toda a equipe de saúde.
Durante o mutirão foi feito um trabalho de conscientização.
Durante o mutirão foi feito um trabalho de conscientização, com atividades educativas e distribuição de material de orientação. Já na quinta-feira (12), foi a distribuição de sacos para coletar lixo e também a limpeza de terrenos baldios que estão servindo de ambiente favorável para a proliferação do Aedes aegypti.

A secretária municipal de saúde, Margarida Maria de Aquino, fez a abertura do evento após as caminhadas. Ela disse que o objetivo do mutirão contra a Dengue é de conscientizar a população da importância de combater o mosquito da Dengue. “Não é só um trabalho durante o período das chuvas ou campanhas isoladas que vai resolver o problema, deve ser trabalhado durante o todo o ano”, esclareceu ela. Margarida defendeu a integração entre a equipe de saúde e a população no combate ao mosquito. Uma equipe formada por profissionais da saúde participou de uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde na oportunidade foi feito esclarecimentos sobre a Dengue. A realização do mutirão foi avaliada com um sucesso.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Secretaria de Agropecuária promove Curso sobre criação de Peixe.

A prefeitura municipal de Messias Targino, por meio da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), iniciou na segunda-feira (17), um curso de capacitação, para criação e comercialização de peixe. Segundo o Secretário Paulo Rodrigues, 20 participantes entre donos de açudes e pescadores se inscreveram para participarem da capacitação, que vem ocorrendo na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Mais de 20 participantes entre donos de açudes e pescadores estão partiicpando de capacitação que acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O instrutor do curso, Carlos Henrique, do SENAR destaca que a capacitação é um aperfeiçoamento dos conhecimentos que os pescadores já tem, para que o trabalho possa render mais. Já o secretário Paulo Rodrigues, esclareceu que a capacitação é importante já que a prefeitura municipal está trabalhando o peixamento de todos os açudes do município. A capacitação será encerrada na sexta-feira dia (20), está sendo ministrada aula teórica, com 4 horas diárias. “Os participantes irão aprender como montar tanque redes para criação do peixe, como fazer ração e outros”, informou Carlos Henrique, do SENAR. “O objetivo é o melhoramento e incentivo da criação de peixe como renda alternativa para o agricultor e pescador do município” complementou o secretário, Paulo Rodrigues.

Carlos Henrique, instrutor do curso do SENAR destaca importância da capacitação

Obra de construção para instalação de Telecentro está em andamento .
Esta em ritmo bastante avançado a obra de construção para instalação do Telecentro Comunitário do município de Messias Targino . O telecentro funcionará no espaço da antiga biblioteca municipal. O Telecentro Comunitário, faz parte do Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. A Prefeitura vai entrar com o local para funcionamento, um funcionário para administrar o Telecentro.
Obra esta em ritmo bastante avançado
A emenda para instalação do telecentro foi de autoria do deputado federal João Maia (PR/RN). O Telecentro irá dispor de 10 computadores em rede, 01 computador servidor, 01 data show, 01 roteador wireless, 01 impressora a laser, 01 central de monitoramento remoto de câmeras de vídeo, 11 estabilizadores de voltagem, 11 mesas para computador, 01 mesa para impressora, mesa de assistente, armário e 21 cadeiras multiuso. “Com esse Telecentro Comunitário, teremos condições de realizar um trabalho de capacitação voltado para jovens e idosos, que necessitam desta capacitação na área de informática”, destacou a secretaria de ação social Eliane Fernandes de Almeida.

Conselho tutelar tem nova sede.

O Conselho Tutelar de Messias Targino mudou de endereço e está funcionando na Rua José Francisco Pinto. A nova estrutura é mais ampla o que facilitar ao atendimento ao publico. Com a nova sede também foi feita o novo logomarca do Conselho Tutelar. A nova sede e toda reforma foi feita pela Prefeitura Municipal, que tem atuado em parceria com o conselho.

Com o objetivo de garantir uma melhor qualidade na prestação dos serviços o conselho está completamente informatizado graça a parceria com a prefeitura que entregou recentemente um computador, ao Conselho Tutelar. Com a informatização do Conselho está agilizando e facilitando os trabalhos dos conselheiros, podendo assim ter uma melhor qualidade de trabalho. O próximo passo será conectar o sistema com Internet.
A nova estrutura é mais ampla
A presidente do Conselho Tutelar, Claúdia Verlandia, destacou a importância da nova estrutura além da implantação do sistema como. “A informatização tem facilitado nos procedimentos de registro e agilizado os trabalhos, pois antes sempre que precisávamos utilizar deste recurso teríamos que ir até prefeitura para fazer os trabalhos do conselho”, enfatizou ela. Outro recurso disponibilizado pela prefeitura para o Conselho foi uma linha telefônica para recebimento de denuncias e reclamação por parte da comunidade.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil será comemorado com programação.

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar promove, nesta quinta-feira 12 de junho, à partir das 14h, um encontro , na sede da ação social, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. As secretarias de Educação e Saúde e segmentos organizados são parceiros neste evento.

Durante o encontro terá apresentações culturais, distribuição de folhetos informativos, entre outras atividades. O objetivo do evento é conscientizar e mobilizar a sociedade a denunciar as diversas formas de exploração do trabalho infantil, assegurando os direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Participarão do encontro alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), também profissionais do Centro de Referencia, adolescente, educadores e comunidade.O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Anderson Medeiros disse ser importante realizar mobilizações com foco na educação.
Prefeita Municipal e secretários estiveram reunidos com agricultores e beneficiários de programa de habitação.
Nesta quarta-feira (11), a prefeita municipal de Messias Targino Shirley Targino (PR) e parte de seus secretariados participaram de atividades administrativa da prefeitura municipal. No seu primeiro compromisso a prefeita municipal participou do mutirão contra a Dengue promovido pela secretaria municipal de saúde.

A prefeita municipal e o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Paulo Rodrigues Dantas participaram de uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que estava definindo a data para o lançamento da feira agroecológica com a participação de agricultores e entidades. A prefeita destacou o apoio que a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente vem dando para o fortalecimento da agricultura familiar. “A prefeitura está disponibilizando 30 mil reais de contra partida para o projeto da feira em parceria com o projeto Dom Helder Câmara e também vamos disponibilizar investimentos para o lançamento da feira”, disse a prefeita.
A prefeita e o Secretário de Agropecuária Paulo Rodrigues participaram de uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A prefeita pela manhã esteve reunida com os beneficiários do programa de habitação, na sede da Secretaria de Ação Social, onde discutiu com a participação dos secretários o objetivo e metas para a habitação. No final da manhã a prefeita participou de um almoço na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com os participantes da reunião da feira.

Prefeita esteve reunida com os beneficiários do programa de habitação


Mutirão contra a Dengue é realizado com sucesso.
A Prefeitura Municipal de Messias Targino, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 11, um grande mutirão de combate a Dengue, que percorreu as principais ruas da cidade. A programação foi iniciada com uma caminhada, que saiu do Módulo de Esporte Onésimo Teixeira Ribeiro, com os alunos da Escola Municipal Professor Julio Bendito. Já os alunos da Escola Estadual Apolinária Jales também participaram da programação com uma caminhada que saiu da sede da escola. As crianças da Universidade Infantil também promoveram sua própria caminhada. O ponto de encontro das caminhadas foi na sede da prefeitura com toda a equipe de saúde.
Caminhada saiu do Módulo de Esporte Onésimo Teixeira Ribeiro
Durante o mutirão foi feito um trabalho de conscientização, com atividades educativas e distribuição de material de orientação. Já na quinta-feira (12), será a distribuição de sacos para coletar lixo. Também será feita a limpeza de terrenos baldios que estão servindo de ambiente favorável para a proliferação do Aedes aegypti.
Durante o mutirão foi feito um trabalho de conscientização
A secretária municipal de saúde, Margarida Maria de Aquino, fez a abertura do evento após as caminhadas. Ela disse que o objetivo do mutirão contra a Dengue é de conscientizar a população da importância de combater o mosquito da Dengue. “Não é só um trabalho durante o período das chuvas ou campanhas isoladas que vai resolver o problema, deve ser trabalhado durante o todo o ano”, esclareceu ela. Margarida defendeu a integração entre a equipe de saúde e a população no combate ao mosquito.

Margarida Maria de Aquino, fez a abertura do evento
Ainda fizeram uso da palavra com esclarecimentos e informações da importância do mutirão, o vereador Pôla Pinto, Edmilson Jales médico do Programa Saúde da Família, Cleiston Rubens vice-prefeito e o professor José Arimatéia de Almeida.Também foram feitas brincadeiras com a participação das crianças. O mutirão foi encerrado com a participação da prefeita Municipal Shirley Targino, que destacou a importância da realização do mutirão e as iniciativas da secretaria municipal de saúde no combate a Dengue. Uma equipe formada por profissionais da saúde participou de uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde estava sendo discutido o fortalecimento da agricultura familiar, na oportunidade foi feito esclarecimentos sobre a Dengue. A realização do mutirão foi avaliada com um sucesso.



Prefeita Municipal Shirley Targino, destacou a importância da realização do mutirão




Escola Municipal comemorou o Dia do Meio Ambiente.

A Escola Municipal Professor Júlio Benedito, comemorou com a participação das turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental, que reuniu em torno de 50 alunos o dia do Meio Ambiente. A atividade foi uma aula passeio a produção de produtos orgânicos no sitio Junco de cima , onde o agricultor José pereira tem várias hortas com produtos orgânicos.
Trabalho foi voltado para o desenvolvimento da criança e do adolescente.
Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade conhecer a experiência e esclarecimentos quanto a importância do consumo da produção orgânica. A atividade também fez parte do encerramento do trabalho de Educação para a convivência com o Semi-Árido. O tema refere-se ao selo Unicef 2008 que teve como objetivo estimular nos estudantes e escola o interesse pela pesquisa sobre o seu meio ambiente, como conhecer melhor as pessoas, as escolas, as casas e a natureza, de modo que aprendam a conviver melhor com o semi-árido.

Professores da Escola Municipal Prof. Júlio Benedito durante atividade.
Todo o trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação através da Escola Municipal Prof. Júlio Benedito sob a articulação da Coordenadora Pedagógica Maria Fátima Rodrigues.“Foi um trabalho voltado para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Ele serviu incentivar o aluno a construir seus próprios trabalhos e aumentar seus conhecimentos, e escola vem se preocupando com a integridade da criança a uma aprendizagem significativa de construirmos cidadãos críticos e participativos, assim como exercer a cidadania”,avalia Maria de Fátima.

Secretária de Ação Social realiza encontro com grupo de Idosos.

A secretaria Municipal de Ação Social em conjunto com a da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na segunda-feira (09) um encontro voltado para o grupo dos Idosos. Mais de 150 idosos participaram do encontro foi coordenado pela Fisioterapeuta do Programa Saúde da Família e a coordenadora do grupo de idosos Romana Fernandes. A proposta da Secretaria de Saúde é de desenvolver um trabalho com os idosos com atividades físicas, caminhadas matinais e exercício.
Mais de 150 idosos participaram do encontro
Os idosos participaram efetivamente do encontro, onde aconteceu várias dinâmicas com exercícios que motivou e envolveu todos nas atividades. O grupo definiu uma agenda de encontros que será ministrado por profissionais da saúde para discutir junto aos idosos atividades direcionadas. “Gostei muito deste encontro onde as informações são muito importante para nós idosos”, disse a idosa Maria da Silva.

terça-feira, 10 de junho de 2008

PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Escrito por : Raimundo Nonato de Almeida
coordenador do Programa Esporte e Lazer de Messias Targino
O lazer vai tomar conta da nossa cidade e que, por sua vez, a nossa cidade vai tomar conta do lazer, a proposta do Programa é de oferecer às cidades brasileiras modelos conceituais para o desenvolvimento de uma verdadeira política de lazer. Tendo como referência a Constituição da República Federativa do Brasil, o Estatuto da cidade – e o Plano Plurianual de 2004 a 2007. O Programa tem uma visão pedagógica no tocante as suas ações, é o esporte recreativo, realizado de forma lúdica, caracterizado para livre escolha, tendo como expressão a festa e a alegria. Cada núcleo desenvolve vivências e oficinas, atividades como: esporte, oficinas culturais, música, cântico, brinquedotecas, artesanato, salas de leitura, projeções de filmes, peças teatrais, jogos populares e salão, danças regionais, contemporâneas e clássicas, artes marciais, capoeira e ginástica. O programa está dividido em Módulos. Módulo introdutório, Módulo de aprofundamento e Módulo de avaliação e tem um período de 12 meses de duração.
O Programa tem no seu contexto círculos populares de esporte e lazer e um dos objetivos do Programa é implantar nas comunidades de baixa renda, círculos de convivência sociais, cultura, esporte e arte atingindo todas as idades, crianças, jovens e adultos, num horário de 1hora e meia de aula por, 2 vezes por semana; garantir e organizar o registro das atividades realizadas, bem como a sua avaliação e desdobramento; nortear a formação continuada no sentido de buscar a solução para os problemas pedagógicos apontados pelo sistema práxis; fornecer informações para a sociedade afim de possibilitar mecanismos e controle social. O programa apresenta ainda um diário de bordo para registrar todo o dia ou mensalmente as atividades.
A forma de como trabalhar o Programa é mobilizar e sensibilizar a comunidade em geral, procurar buscar o deficiente, trazer profissionais de diversas áreas do saber para dar palestras, fazer parcerias com outras instituições, no sentido de instruir os participantes. O programa é composto por um coordenador e quatro monitores. Os monitores trabalham 4horas por dia, ou seja, 20 horas semanais, as oficinas na segunda, terça, quarta e quinta e na sexta-feira reuniões pedagógicas, além de 2horas para eventos, chamado de banco de horas.

O programa ainda será ser acompanhado por um Conselho Gestor, formado por entidades de controle sociais. Um Conselho formado por 7 ou pessoas: 1 representante do Núcleo, o Coordenador; 1 rep. Dos monitores; 1 voluntário com experiência em arte; 1 rep. Dos participantes; 1 da sociedade civil; 1 professor do SINTE-RN; e 1 representante da Prefeitura. Com reunião mensal, escolhendo um titular e um suplente para fazer parte do Conselho Gestor Estadual.
Prefeitura entrega Trator equipado a população.
A Prefeita Municipal de Messias Targino, Shirley Targino (PR), entregou a população na segunda-feira (09), um trator todo equipado com grade, sucador, plantadeira, carroção, pipa e colheitadeira, que irá atender as necessidades do município e também será destinado a serviço dos agricultores familiares. Mais de 200 pessoas, principalmente agricultores, além do Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues, vereadores, presidentes de Associações Rurais, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jocélio Pinto, vice-prefeito, Secretários Municipais participaram do ato de entrega.
Prefeita Municipal , Shirley Targino entregou trator todo equipado á população.
A Chefe do Poder Executivo Shirley Targino (PR), destacou a importância que terá o trator para realização de serviços urbanos e principalmente para os agricultores. O proprietário William Medeiros, que reside na comunidade rural Cacimba de Baixo participou do evento e disse que a chegada do trator vai melhorar as condições de produção já que poderá ter várias utilidades, desde de corte de terras e entre outros serviços.
A aquisição do trator e de todos os implementos foi fruto de convenio entre o Ministério da Agricultura, através da Caixa Econômica Federal e a prefeitura municipal, através de uma emenda parlamentar do presidente do Senado Federal Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

William Medeiros, disse que a chegada do trator vai melhorar as condições de produção
A Prefeitura entrou com uma contrapartida no valor R$ 6.337,50 para poder adquirir o trator. Também durante o ato de entrega a prefeita anunciou que o Deputado Federal João Maia destinou uma nova emenda parlamentar que será destinada a compra de outro trator, onde terá participação da prefeitura com contrapartida.

Trator é todo equipado



Secretaria de Saúde realizará mutirão contra a dengue.

A Prefeitura Municipal de Messias Targino, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na quarta-feira, dia 11, um grande mutirão de combate a Dengue, pelas principais ruas da cidade. A programação do mutirão foi definida em reunião com todos os segmentos organizados realizada na segunda-feira (9), pela secretária municipal de saúde.

A programação será iniciada com uma caminhada, às 7h30, saindo do Módulo de Esporte Onésimo Teixeira Ribeiro, ponto de encontro das equipes para o início da atividade. Durante o mutirão será feito um trabalho de conscientização, atividades educativas e distribuição de sacos para coletar lixo. Também será feita a limpeza de terrenos baldios que estão servindo de ambiente favorável para a proliferação do Aedes aegypti.
Mutirão foi definido em reunião com todos os segmentos organizados.
Segundo a secretária municipal de saúde, Margarida Maria de Aquino, o objetivo dessa caminhada é conscientizar a população da importância de combater o mosquito da Dengue. “Não é só um trabalho durante o período das chuvas ou campanhas isoladas que iremos resolver o problema, deve ser trabalhado durante o todo o ano”, esclareceu ela. “Para se combater a Dengue, nem a equipe de saúde, nem a população e a água podem ficar parados”, completou a secretária.

Margarida disse ainda que a ação não eliminará totalmente o mosquito, mas vem diminuindo a infestação de Dengue no município.”Necessitamos da colaboração dos moradores em manter seus quintais livres de entulhos ou objetos que sirvam para a procriação do mosquito”, diz Margarida. O trabalho feito pelos agentes de saúde e de endemias tem sido muito importante para combater o mosquito.


Casos de dengue são reduzidos.
O Município de Messias Targino vem conseguindo vencer a luta contra a dengue e reduzir o número de infectados pela doença. Embora a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tenha divulgado oficialmente as estáticas dessa redução drástica, o mosquito Aedes Aegypti quase não vem fazendo vítimas no município.

Para alcançar esses resultados positivos, várias estratégias vêm sendo colocadas em prática pela secretaria de saúde. Uma delas é o trabalho de orientação que vem sendo feito pelos agentes comunitários de saúde e de endemias. A intensificação do trabalho de controle do mosquito da dengue para evitar proliferação da doença nos períodos de maior infestação também foi decisiva para o controle. O trabalho desenvolvido pelo carro fumaçê também foi considerado como essencial no combate ao mosquito.
Projeto Pedagógico é encerrado com sucesso.

A Universidade Infantil encerrou na segunda-feira (09), as atividades do Projeto voltado para Família, que foi coordenado pela Coordenadora Pedagógica, Joana Ferreira de Almeida. O público alvo do projeto foi os professores da própria Universidade Infantil, o projeto foi desenvolvido durante o período de quinze dias.

Projeto foi desenvolvido durante o período de quinze dias.
O principal objetivo do projeto foi de trabalhar a importância da família na escola. A Coordenadora Joana Ferreira informou que as ações do projeto foi um sucesso já que conseguiu alcançar todos os objetivos. A Universidade Infantil tem desenvolvido diversas atividades pedagógicas, que tem sido uma forma de capacitar os professores dentro do desempenho da aprendizagem.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Garantia-Safra atenderá agricultores do RN atingidos por enchentes.

Além dos prejuízos causados pela seca, a partir de agora o Programa Garantia-Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai atender agricultores familiares que sofreram perda de safra por razão de excesso hídrico. Esta é a situação dos agricultores atingidos pelas enchentes ocorridas este ano no Nordeste. A mudança no seguro é parte das medidas anunciadas na última terça-feira (27) pelo governo federal.
A Medida Provisória 432, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, autoriza, excepcionalmente na safra 2007/2008, o pagamento retroativo do benefício Garantia-Safra aos agricultores familiares que aderiram ao Fundo Garantia-Safra e tiveram perda de safra em razão das enchentes registradas nos estados da região do semi-árido, que é a área de abrangência do Programa.
Técnico da Emater durante visita ao agricultor Manoel Cardoso no Sítio Marrecas
Em Messias Targino, o técnico do escritório local da EmaterRN, já concluiu o trabalho de elaboração de 32 laudos junto aos beneficiados do programa garantia safra com o objetivo de constar qual a real situação da plantação inconseqüência da forte chuvas.
Secretaria de Agricultura vai realizar peixamento de todos os açudes.

A parceria firmada entre a Prefeitura de Messias Targino e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que garantiu o trabalho de peixamento de todos os açudes do município será retomada. A informação foi passada durante a última reunião do Fórum da Agricultura Familiar pelo Secretario Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente. A secretaria já realizou desde abril o cadastramento dos proprietários e donos de açudes que serão contemplados com o peixamento.
Programa de peixamento de todos os açudes será retormado.
Devido as fortes chuvas que levou a maioria dos açudes a sangrarem , o trabalho de peixamento tinha sido suspenso para evitar desperdícios. Agora o trabalho será retomado. Os alevinos serão colocados em tanques de redes, pelo período de 40 dias para poder aumentar de tamanho para serem distribuídos. Como já tinha sido distribuído 10 mil durante o torneio leiteiro resta fazer a distribuição 190 mil alevinos de várias espécies, como forma de aumentar a produção e também a qualidade. “Com o peixamento estamos atendendo os pescadores, produtores rurais e a população como um todo, que passará a dispor, em maior volume de um alimento de alto valor nutricional”, esclareceu Paulo Rodrigues, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Três novas obras serão iniciadas.


A cada semana a prefeitura Municipal de Messias Targino dar inicio novas obras de infra-estrutura. Na terça-feira (03), aconteceu a licitação para construção das 50 unidades sanitárias domiciliares. Aderiram ao edital de tomada de preço 10 empresas, sendo a vencedora do certame a Empresa Oliveira Construções e Serviços LTDA. Os recursos são oriundos do ministério da Saúde/FUNASA, conforme convênio firmado com o município de Messias Targino. A previsão do início das obras se dará no período de 15 dias.
Nova praça central está sendo constrída

Praça está sendo construída no Conjunto Habitacional das Rosas
Também foi realizado o procedimento licitatório na modalidade de Convite para a construção da Sala de Fisioterapia que será construída junto ao Centro de Saúde Dr. Edino Jales, a obra deverá ser iniciada ainda esta semana. Na mesma modalidade de Convite foi realizada a licitação para a construção de mais duas praças, sendo uma no Conjunto Habitacional das Rosas e a Praça da Rótula em frente ao Centro de Saúde Dr. Edino Jales. A informação foi repassada pelo o Assessor de Licitação e Contratos da Prefeitura Municipal de Messias Targino, Audery Fernandes.

Sala de Fisioterapia que será construída junto ao Centro de Saúde.



Travessas de ruas serão pavimentadas.

A Prefeitura Municipal de Messias Targino através da Secretaria de Obras iniciará ainda este mês a melhoria com pavimentação de travessas de várias ruas. A informação foi passada pelo Secretário de Obra Francinete Ezequiel da Silva
Ruas já pavimentadas estão sendo reculperadas pela prefeitura

Pavimentação das travessas Manoel Fernandes Jales, João dos Santos, Valmir Targino e Arlindo Targino serão iniciadas.
Segundo ele, a pavimentação beneficiará as travessas de quatro ruas, sendo elas: Manoel Fernandes Jales, João dos Santos, Valmir Targino e Arlindo Targino. “Essas pavimentações era uma reivindicação antiga dos moradores que agora receberão os serviços de melhorias”, esclareceu o secretário.

Pavimentação da antiga rua do Pau será cocluida




quinta-feira, 5 de junho de 2008

Equipe do Programa Saúde da Família promoveu Encontro com Grupo de Hipertensos.


Dr. Terêncio Barros discutiu com o grupo de Hipertensos as causas e fatores da Hipertensão.
Dando continuidade o trabalho educativo em todos os segmentos do município de Messias Targino a Secretaria Municipal de Saúde através do PSF – Programa de Saúde da Família, promoveu na quarta-feira (04), à noite, no Auditório do Centro de Saúde Dr. Edino Jales um Encontro com o Grupo de Hipertensos . O encontro foi ministrado pelo médico do PSF Dr. Terêncio Barros e as Enfermeiras Vanessa Campos e Isabely Pereira da Equipe do PSF, tendo ainda contado com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde.



Os hipertensos participaram ativamente das discussões.
Durante o encontro com o grupo de Hipertensos foi discutido as causas e fatores da Hipertensão. Os hipertensos participaram ativamente das discussões com perguntas e depoimentos vivenciados por cada um. A palestra teve como objetivo trabalhar junto ao idoso e hipertenso a orientação e as forma de prevenir, já que a meta principal do Programa Saúde Família tem sido priorizar essa ação.


Grupo de Hipertensos
A equipe vem desenvolvendo este trabalho a cada mês com temas diferenciados e coordenados por profissionais que atuam no município englobando todos os segmentos do município com temas direcionados a cada grupo. Segundo a enfermeira do PSF Vanessa Campos, a hipertensão é um problema grave que vem sendo trabalhando através de orientações e formação de grupos como forma de prevenir.
















Secretária de Educação avalia Seminário sobre Censo Escolar.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Messias Targino, Wagna Fernandes de Almeida juntamente com a responsável pelo censo da escolar no município, Valdélia Gomes de Oliveira, participaram na quinta-feira passada (29), do lançamento do Censo Escolar da Educação Básica – 2008, que aconteceu no Hotel Praiamar em Natal e contou com a participação de representantes de todo estado.

Secretária de Educação, Wagna Fernandes, avalia Seminário sobre Censo Escolar.

Na avaliação da Secretária, Wagna Fernandes, o Seminário sobre o Censo Escolar foi positivo porque mostrou a importância que tem o Censo Escolar para efetivação dos recursos direcionados à educação. Ela destacou ainda que com o censo será possível ter um banco de dados disponível para avaliar a qualidade dos serviços da educação e que poderá ajudar na elaboração de projetos que venha beneficiar o ensino aprendizagem. O Censo Escolar estar disponível na internet, mas as Dired´s irá fazer uma capacitação direcionada aos técnicos responsáveis das unidades escolares, em virtude de algumas alterações que houve no Censo, após a capacitação o município de Messias Targino ira efetuar o seu Censo escolar.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Município poderá ter Operadora móvel da TIM.


Depois de um esforço por parte da Prefeitura Municipal de Messias Targino, finalmente o município entrará na lista de cidades que terão cobertura da TIM, inclusive com a previsão para inicio de operação de 90 dias. Nesta quarta-feira (04), um representante da Operadora TIM, visitará o município de Messias Targino para definir o local onde será erguida a antena que fará a retransmissão do sinal para toda cidade.
Prefeita Muniicpal Shirley Targino vem lutando pela cobertura da TIM para Messias Targino.
Desde que a Operadora TIM começou a funcionar no município de Patu, que a população de Messias Targino passou a reivindicar a abrangência do sinal para o município. A TIM, é a primeira operadora móvel a atuar em todos os estados brasileiros, alcançou, em março de 2008, a base de 32,5 milhões de clientes no Brasil. A operadora cobre mais de 2.700 municípios com sua rede GSM/GPRS.

Conselho da Criança promoveu Fórum do Selo Unicef.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, do município de Messias Targino promoveu na sexta-feira passada (30), o Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado 2008. Durante a realização do fórum aconteceu avaliação das políticas públicas que são desenvolvidas em Messias Targino. O evento foi realizado no auditório do Centro de Saúde Dr Edno Jales, entre 7:30h e 12:00h.
Fórum Comunitário do Selo Unicef, contou com a participação dos segmentos organizados.
Na abertura do fórum fez uso da palavra, o Presidente do Conselho da Criança e Adolescente Anderson Medeiros, Vereador Pôla Pinto, Eliane Fernandes de Almeida Articuladora do Selo no município, Ileuda Freire de Aquino Mediadora da Oficina e a Prefeita Municipal Shirley Targino. A prefeita municipal destacou a importância das iniciativas da prefeita em garantir o desenvolvimento de vários programas como bolsa família, agente jovem entre outros. Já a Secretária de Ação Social Eliane Fernandes, esclareceu a importância do município está concorrendo ao selo Unicef, como também as ações que estão sendo desenvolvidas.
A prefeita destacou a importância das iniciativas da prefeita em garantir o desenvolvimento de vários programas como bolsa família, agente jovem entre outros.
Durante o Fórum houve à explanação sobre o selo Unicef, pela mediadora Ileuda Freire de Aquino, oficina de direitos da criança e do adolescente, seguido da aplicação de uma pesquisa de opinião. O Presidente do Conselho da Criança e Adolescente Anderson Medeiros, avaliou como bastante positiva a realização do Fórum Comunitário do Selo Unicef, principalmente pela participação dos segmentos organizados e pelas discussões durante o evento.



Conselho do Programa Esporte e Lazer é escolhido durante Assembléia.

O Núcleo local, do Programa Esporte e Lazer do município de Messias Targino, realizou uma Assembléia Extraordinária, na sexta-feira (30), na sede da Escola Estadual Apolinária Jales, onde na oportunidade foram eleitos os membros do Conselho Gestor do Programa. Participaram da assembléia representantes dos segmentos organizados do município, além de estudantes das escolas locais.

O coordenador do programa no município, Raimundo Nonato de Almeida, fez apresentação à comunidade e segmentos organizados como é o funcionamento do programa e seus objetivos. Raimundo Nonato esclareceu ainda que o programa tem como objetivo de facilitar o acesso ao esporte e lazer. Ele destacou que entre as atividades oferecidas estão: futebol, fut sal, vôlei, dança, peteca, capoeira, dama, dominó, xadrez, pintura em tecido, caminhadas, além das atividades assistemáticas. “È um programa mesmo voltado para o esporte e lazer, mas tem também seu aspecto pedagógico”, esclareceu o coordenador.
Conselho de Saúde avalia gestão.

O Conselho Municipal de Saúde de Messias Targino tem sido um espaço permanente de discussão e avaliação dos serviços oferecidos à população no setor de saúde. Os conselheiros têm se reunido freqüentemente com a participação da Secretária de Saúde, Margarida de Aquino e outros profissionais da área. Desses encontros tem sido trabalhadas diversas ações com objetivo de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à comunidade.
Conselho de Saúde tem contribuindo para melhoria dos serviços da saúde.
Na quarta-feira passada (28), mais uma reunião ordinária do Conselho foi realizada, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde os conselheiros avaliaram a gestão das políticas públicas referente à área de saúde. O resultado da avaliação foi encaminhado para a comissão municipal do Selo Unicef – 2007/2008, onde começou a ser discutido pela comissão do Selo. O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimundo Guedes da Silva, participou do Fórum Municipal do Selo Unicef, que foi realizado na sexta-feira passada (30).

Materia Publicado no Jornal Correio da Tarde Dia 03/06/2008

Prefeitura investe em cultura popular
MESSIAS TARGINO - A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, abrem inscrições para formação de dois grupos voltados para a cultura. Será criado um grupo de dança e outro de teatro, com objetivo de envolver os adolescentes nesse projeto cultural, na perspectiva de um melhor controle social. Segundo Wagna Fernandes, Secretária Municipal de Educação, a criação dos dois grupos faz parte de um projeto novo que está inserido no Plano Estratégico da Secretaria (PES), que vai trabalhar o controle social das ações e desenvolver potencialidade artística de dentro do município, além de descobrir talentos dentro comunidade, resgatando valores culturais.
O objetivo do projeto cultural é envolver os adolescentes. O projeto será coordenado por profissionais da área de cultura, e será realizado em parceira com o Projeto PDA Carnaúba. O público alvo do projeto são adolescentes vindos da zona rural e urbana do município. "Para que a população tenha conhecimento do projeto iremos fazer um trabalho de mobilização nas escolas, além de um trabalho de divulgação que será distribuído nas repartições públicas", informou Wagna.
O projeto será trabalhado em duas etapas, sendo que a primeira etapa irá inscrever 50 adolescentes e a segunda vai inscrever as crianças para serem trabalhadas no projeto. As inscrições serão iniciadas na quarta-feira passada (28) e prolongando-se até o dia 20 de Junho. As inscrições estão sendo feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação.

domingo, 1 de junho de 2008

Biblioteca vai funcionar provisoriamente na Escola Municipal.

Devido os trabalhos de reestruturação do prédio onde funcionava a Biblioteca Municipal Eurides Jales, que foi iniciada desde da semana passada, todo acervo da biblioteca passará a funcionar temporariamente, na Escola Municipal Júlio Benedito, nos três turnos. A informação é da Secretária Municipal de Educação Wagna Fernandes de Almeida.

Biblioteca passará a funcionar temporariamente, na Escola Municipal Júlio Benedito
Com essa decisão vai facilitar o trabalho dos alunos que freqüentemente usam o acervo da biblioteca para pesquisa escolar. “Estamos garantindo um maior acesso por parte dos alunos, que agora terão dentro da própria escola um grande acervo para pesquisa escolar”, disse Wagna Fernandes.





Secretaria de Educação incentiva criação de grupos de dança e teatro.


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, abrem inscrições para formação de dois grupos voltados para a cultura. Será criado um grupo de dança e outro de teatro, com objetivo de envolver os adolescentes nesse projeto cultural, na perspectiva de um melhor controle social.
Segundo Wagna Fernandes, Secretária Municipal de Educação, a criação dos dois grupos faz parte de um projeto novo que está inserido no Plano Estratégico da Secretaria (PES), que vai trabalhar o controle social das ações e desenvolver potencialidade artística de dentro do município, além de descobrir talentos dentro comunidade, resgatando valores culturais.
O objetivo do projeto cultural é envolver os adolescentes .
O projeto será coordenado por profissionais da área de cultura, e será realizado em parceira com o Projeto PDA Carnaúba. O público alvo do projeto são adolescentes vindos da zona rural e urbana do município. “Para que a população tenha conhecimento do projeto iremos fazer um trabalho de mobilização nas escolas, além de um trabalho de divulgação que será distribuído nas repartições públicas”, informou Wagna.
O projeto será trabalhado em duas etapas, sendo que a primeira etapa irá inscrever 50 adolescentes e a segunda vai inscrever as crianças para serem trabalhadas no projeto. As inscrições serão iniciadas na quarta-feira passada (28) e prolongando-se até o dia 20 de Junho. As inscrições estão sendo feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Estradas da zona rural serão recuperadas a partir de junho.


Todas as estradas vicinais que foram totalmente danificadas pelo excesso das chuvas deste ano serão todas recuperadas a partir do mês de Junho. A informação foi passada pelo represente da Secretaria de Agropecuária, durante a reunião do Fórum da Agricultura Familiar, realizada na terça-feira (27), com a participação das 16 associações rurais do município.
Estradas foram totalmente danificadas pelo excesso das chuvas
Todo o ano a prefeitura vem realizando a recuperação das estradas vicinais como forma de garantir o melhor acesso às comunidades rurais. Este ano devido o grande volume de chuvas a maioria das estradas foram completamente danificadas. Recentemente a prefeita municipal Shirley Targino (PR) e o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente visitaram a zona rural onde foi possível constatar o problema que a partir de junho será solucionado.