Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Educação



Ensino municipal pode adquirir computadores com mais facilidade



A aquisição de equipamentos de informática em redes municipais de ensinos será facilitada com o Programa recém criado pelo governo federal, Um Computador por Aluno (Prouca). Os Municípios interessados na aquisição podem solicitar a concessão de linha de crédito especial, a título de empréstimo, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O governo aprovou R$ 660 milhões para os empréstimos aos Municípios.
O Programa tem como objetivo promover a inclusão digital nas escolas por meio do investimento em equipamentos. Os valores dos computadores e demais equipamentos serão definidos por meio do Pregão Eletrônico do FNDE. As adesões ao Programa e à ata de registros de preços do pregão deverão ser feitas por meio do Sistema de Gestão Tecnológica (Sigetec), disponível no site do MEC.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Prouca possibilita o investimento no uso das tecnologias educacionais, que são ferramentas importantes e podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
Porém, a entidade salienta que é fundamental cada Município analisar sua situação financeira em relação ao empréstimo. Pois, apesar de as prefeituras serem beneficiadas com preços mais baixos e terem facilidade no processo de compra, serão desembolsados recursos próprios municipais na aquisição dos equipamentos.
Outras formas de adesão
Os Municípios interessados na aquisição de computadores e equipamentos de informática também podem aderir ao Prouca para fazer compras diretas com recursos próprios municipais ou de outras fontes, além da transferência de recursos do Ministério da Educação (MEC), ou de emendas parlamentares, mediante apresentação de plano de trabalho.
Escola foi contemplada com Notebooks.

Escola Júlio Benedito recebeu 01 notbook para Sala Multifuncional.
A prefeitura municipal de Messias Targino através da secretaria municipal de educação foi contemplada com 02 notebooks doados pelo Ministério da Educação (MEC).


Sala Multifuncional da Escola está em pleno funcionamento

Os notebooks serão para uso nas salas multifuncionais da escola e da Universidade Infantil. Segundo a diretora da escola Regivânia Rodrigues, a escola municipal Júlio Benedito já conta com uma Sala Multifuncional, funcionando equipada com Tvs, Som, Computador, Impressora, Dvd, Materiais Didáticos, Paradidáticos e agora Notebook, e um profissional especializado para trabalhar com os alunos portadores de necessidades especiais.
Sala está equipada com equipamentos e materiais didáticos e paradidáticos.

Para Regivânia, a chegada desses equipamentos para a sala multifuncional só vai ajudar ao professor desenvolver as atividades planejadas para as crianças da escola.

MAIS INVESTIMENTO À VISTA



HERING MOSTRA INTERESSE EM SE INSTALAR EM MESSIAS TARGINO

A administração da prefeita Shirley Ferreira Targino tem investido maciçamente em diversas áreas, com resultados imensamente satisfatórios.

Quem passa por Messias Targino, vê a diferença. Quem vive no Município, sente a diferença. Sabe que Messias Targino melhorou em praticamente todos os segmentos da atividade administrativa, política e social.

Município melhorou praticamente todos os segmentos da atividade administração.

Prêmios de instituições de enorme credibilidade foram conferidos à prefeita Shirley justamente pela correta gestão de políticas públicas.

Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU), através do seu Fundo Especial da Infância (UNICEF) elegeu a prefeita Shirley como uma das vencedoras do "Prêmio Selo Unicef". Foi o reconhecimento pela ONU que a gestora messiense realizou com enorme acerto políticas de saúde, educação, esporte e assistência social com crianças e adolescentes.

Em 2010, o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e à Micro Empresa (SEBRAE) elegeu a prefeita Shirley como a vencedora do "Prêmio Prefeito Empreendedor". Shirley venceu a disputa geral no Estado do Rio Grande do Norte, além de ter vencido também numa temática específica. A coroação do êxito se deu com uma premiação nacional.

A premiação do SEBRAE se deu porque o Município de Messias Targino, na gestão da neta do seu fundador, investiu e incentivou o pequeno e micro-empreendedor, seja adotando medidas legais para isso, seja ajudando efetivamente a pequenos e micros empreendedores, como é o caso, por exemplo, da Feira Agroecológica e Solidária, que há pouco mais de dois anos acontece na cidade todos os domingos.

Prefeita Shirley Targino tem investido maciçamente em diversas áreas.

O maior reconhecimento, porém, vem das ruas. As lastimações e reclamações de antes deram lugar à satisfação de agora.

E, agora, a prefeita messiense tem mais uma excelente notícia.

Preocupada com a geração de emprego e renda, a prefeita Shirley tem diminuído os índices de falta de postos de trabalho através das muitas obras realizadas por sua gestão em todos os recantos da cidade.

Porém, entendia a prefeita que era preciso fazer mais. E foi o que fez a chefe do Executivo messiense. De tanto batalhar, ela conseguiu que uma pequena empresa se instalasse na comunidade rural Junco de Cima, localizada a pouco quilômetros da sede do Município. Trata-se de uma pequena unidade de produção fabril, que gera empregos e renda para o Município.

Agora, através desse início de produção de peças de vestuário, a marca Hering, de enorme tradição no mercado de fabricação de roupas, deu sinais de que pretende se instalar no Município. Esta talvez seja uma das melhorias notícias das duas gestões empreendedoras da prefeita Shirley.

A Hering pretende firmar parceria com a microempresa que já atua no Município, mediante incentivos deste. Concretizando-se esta parceria, haverá um aumento na linha de produção, aumentando-se por consequência o número de postos de trabalho diretos e indiretos.

As conversas para que isso se torne realidade, segundo a prefeita Shirley, estão bem adiantadas, e tudo caminha para um desfecho feliz.


Fonte:www.omessiense.zip.net

terça-feira, 27 de julho de 2010

Núcleo de Apoio a Saúde da Família será implantado em Messias Targino.


A prefeitura municipal de Messias Targino através da secretaria municipal de saúde em parceria com Ministério da Saúde firmou um consorcio com as cidades de Patu e Almino Afonso com objetivo de implantar o NASF nos municípios ora citados.

Somente os municípios que tenham densidade populacional abaixo de 10 habitantes por quilômetro quadrado, poderão implantar o NASF 2.

Segundo a secretária de saúde, Mônica Andrade, o NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. Vale salientar ainda que o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família.

Município passará a atender com mais cinco profissionais de saúde em áreas específicas.


Ainda de acordo com secretária o NASF tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.

Prefeita Shirley formou consórcio com as cidades de Patu e Almino Afonso para implantação do NASF.


Com a implantação do Programa o município ganhará uma equipe composta por mais 5 (cinco) profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento, sendo 01 fonoaudiólogo, 01 Psicólogo, 01 Nutricionista, 01 Pediatra e 01 Ginecologista que atuarão em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, atuando diretamente no apoio as equipes.

Os atendimentos acontecerão naUnidade Básica de Saúde Edino Jales.



O programa será implantado no mês de agosto e os atendimentos acontecerão uma vez por semana na Unidade Básica de Saúde Dr. Edino Jales, a agenda será divulgada logo após a implantação do programa.


Secretária de saúde Mônica Andrade.

A secretária avaliou que com a implantação do programa o município ganhará um novo destaque no quesito saúde, aumentando a equipe de saúde, aumentando a equipe multiplicadora e resolvendo a demanda no próprio município. “Uma vez que esses são profissionais de extrema importância e necessidade para a saúde da população e será mais um avanço conquistado na saúde de Messias Targino”, enfatizou a secretária Mônica.
Prefeitura inicia inscrições para o Pro Jovem Adolescente

A prefeitura municipal de Messias Targino através da secretaria municipal de ação social iniciou as inscrições para o Projovem Adolescente 2010. Para este ano o programa federal vai beneficiar cerca de 125 adolescentes.
O Projovem Adolescente destina-se aos jovens de 15 a 17anos em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que seja pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O Projovem Adolescente é uma reformulação do Agente Jovem, terá duração de 24 meses. O Programa vai oferecer proteção social básica e assistência às famílias, além de contribuir para a elevação da escolaridade, redução dos índices de violência, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

Serão 125 adolescentes atendidos no município.


Segundo o secretário de ação social, Andersom Medeiros, o projeto também é dirigido a egressos de medidas socioeducativas, e para este ano o município irá oferecer aos adolescente 05 oficinas de diferentes modalidades, onde serão oferecidas: aulas de informática, aulas de violão, teatro, danças e esporte.

Prefeita Shirley Targino este ano iremos trabalhar 05 oficinas diferentes com os alunos do Projovem Adolescente.
Ainda de acordo com Andersom, as oficinas irão funcionar em locais diferentes, as oficinas de Teatro acontecerão no Caica; Aulas de Informática, no Centro de Inclusão Digital (Biblioteca); Dança e Violão no Centro de Cultura e Eventos e as oficinas de Esporte no Ginásio Onésimo Teixeira Ribeiro, as oficinas iniciarão dia 02 de agosto.
Para participar do Projovem, o adolescente deve cumprir alguns requisitos, como: residir na área de abrangência do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que os pais ou responsáveis preencham a ficha de autorização, e a inclusão no Sistema de Informação e Monitoramento (Número de Identificação Social – NIS).

As inscrições poderão ser realizadas na Casa da Família, e as oficinas irão funcionar em três turnos, o adolescente terá 05 opções de oficinas para escolha.

Atualização de cadastro do Bolsa Família vai até 31 de outubro


Os beneficiários do programa Bolsa Família têm até o dia 31 de outubro para atualizar o cadastro. As famílias que não respeitarem o prazo, podem confirmar os dados em novembro e dezembro, porém com o benefício bloqueado.


“A partir de janeiro de 2011, ele será cancelado para todos os que não foram localizados ou não compareceram [às prefeituras]”, afirmou a secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Lúcia Modesto.

Segundo Modesto, na parte superior do comprovante de recebimento do benefício consta um aviso da necessidade de atualização. Em entrevista à Rádio Nacional, a secretária explicou que as informações, revisadas a cada dois anos, permitem o acompanhamento da situação da família. Os beneficiários devem informar dados como mudança de endereço, renda mensal ou quantidade de membros da família.

Lúcia Modesto destaca que o atendimento aos beneficiários é organizado de forma diferenciada por cada município, portanto, eles devem procurar as prefeituras. “No Distrito Federal, por exemplo, isso está sendo feito em alguns postos da Sedest [Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal]”, acrescenta a secretária.

Entre janeiro e maio deste ano, 215.585 cadastros foram atualizados, o número que representa 18% do total de famílias que precisam fazer a revisão dos dados. Ainda faltam 936.450 mil. Para garantir o benefício, as famílias também precisam manter os filhos na escola e a agenda de saúde em dia. O programa de transferência de renda repassa R$ 1,2 bilhão para 12,7 milhões de famílias.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Prefeita Shirley Targino participou do 2º aniversário da Feira Agroecologica de Messias Targino
Presfeita Shirley destacou os avanços da feirinha

Feira Agroecologica completou 2 anos de existência.


Messias Targino foi só alegria na manhã de domingo (25), onde os agricultores familiares que atuam na Feira Agroecologica de Messias Targino realizarem um ato festivo para comemorar o 2º aniversário da Feira Agroecologica.

Paulo Rodrigues secretário de agropecuária é parceiro da feira.

A Feira Agroecolocia surgiu em 2008 em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, Fórum da Agricultura Familiar.

Prefeita Shirely visitando as tendas da feirinha


Momento em que a prefeita Shirley cumprimenta as feirantes e recebe o carinho.


A prefeita Shirley Targino prestigiou o evento e visitou todas as tendas da feirinha, além de cumprimentar os feirantes e os consumidores.

Consumidores da feirinha cumprimentam a prefeita Shirley

Prefeita Shirley reforça a parceira com a feira agroecologica de Messias Targino.

O evento foi bastante participativo pela comunidade e durante a feira houve sorteio entre os clientes e muito forro pé de serra.


Prefeita Shirely recebendo o carinho dos visitantes da feirinha.


A prefeita Shirley Targino em seu discurso destacou os avanços que vem ocorrendo na agricultura familiar, além de ressaltar a importância da feira como fonte de renda entre as famílias que comercializam os seus produtos.

A feira foi animada com muito Forró Pé de Serra.


Comunidade prestigiou evento em comemoração aos 2 anos de criação da Feira Agroecologica de Messias Targino.


Além da prefeita Shirley Targino prestigiaram o evento, o secretário de agropecuária e meio ambiente, Paulo Rodrigues Dantas, Caio Cesar, secretário de educação, Joana de Oliveira, secretária de finanças, Pôla Pinto, presidenta da Câmara de vereadores, Juscelino Jales, vereador, Manoel Cardoso Neto, presidente do Fórum da Agricultura Familiar, presidentes de associações rurais, autoridades locais e comunidade.

quarta-feira, 21 de julho de 2010


Feira da agricultura familiar realizará evento para comemorar dois anos de criação.


Os agricultores familiares que atuam na feira agroecologica de Messias Targino vão realizarem um ato neste domingo (25), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e Fórum da Agricultura Familiar, Centro Juazeiro para comemorar o segundo ano de criação da feira.

Agricultores familiares da Feira vão realizar evento domingo.


Durante o evento está programado apresentações de violeiros, forró pé de serra e ainda sorteio de produtos orgânicos e de um carneiro, que será sorteado entre os consumidores da feira.

As feiras são um dos espaços mais antigos de compra e venda que se tem registro na história. É onde podem ser encontrados os produtos característicos de cada região e suas manifestações culturais. É o lugar da boa conversa, do cafezinho com tapioca, pamonha e é também um lugar de partilha e de aprendizado. É com essa característica que vem se construindo, ao longo de dois anos, a experiência da Feira Agroecologica de Messias Targino.

Feira tem fortalecido a produção da agricultura familiar


Nascida em 2008, por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e Fórum da Agricultura Familiar, a feira começou funcionando em espaço livre, enfrente ao correio.

FONTE:www.polapinto.blogspot.com

domingo, 18 de julho de 2010


Prefeita participa de Assembléia do sindicato e mostra importância da organização dos agricultores.



A prefeita do município de Messias Targino, Shirley Targino participou ontem a noite da Assembléia Geral Ordinária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino. Prefeita Shirley participou da Assembléia do sindicato.
Durante sua participação na assembléia a prefeita Shirley mostrou a importância da organização dos agricultores familiares nas associações rurais e sindicato, o que tem servido para a conquista de várias políticas pública para o homem do campo.

Prefeita Shirley Targino durante a assembléia no Sindicato dos Trab. Rurais.


Shirley enfatizou que a prefeitura através de sua pessoa e da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, que tem a frente o secretário Paulo Rodrigues, não tem medido esforços para a chegada de vários investimentos para o município.

Por último a prefeita destacou o grande trabalho que vem sendo feito através da união entre todos os segmentos que atuam no campo.

Fonte: www.polapinto.blogspot.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Projetos Habitacionais

PROJETO PROPÕE REDUÇÃO OU DISPENSA DE CONTRAPARTIDA PARA MUNICÍPIOS PEQUENOS


Municípios com população inferior a 25 mil habitantes podem ter reduzidas ou dispensadas as contrapartidas de programas habitacionais. O Projeto de Lei do Senado 331/2006, que estabelece esta possibilidade para as transferências voluntárias da União deve ser votado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em decisão terminativa, em agosto.

De acordo com a justificativa, o projeto deve inserir os municípios sem condições financeiras nos programas habitacionais realizados com recursos federais. Além do critério populacional, o texto propõe outras especificações como: ter indicadores de desenvolvimento econômico ou social inferiores à média nacional e está localizado nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou na metade Sul ou Noroeste do Rio Grande do Sul.

O texto altera a Lei 10.257/2001, que institui o Estatuto da Cidade, e a Lei 11.445/2007, que fixa as diretrizes gerais da Política Nacional de Saneamento.


Para a relatora da matéria na CDR, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), os municípios de pequeno porte e reduzida capacidade de arrecadação possuem dificuldades para promover investimentos. Ela defende a ampliação dos gastos compensatórios da União e apresentou um substitutivo para consolidar as emendas apresentadas.

Durante a XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrida em maio deste ano, ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, anunciou o fim das contrapartidas para as obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Fonte: O Mossoroense
Editada pelo Jornal Correio da Tarde

Produtores rurais firmam parceria por qualidade de vida




Com o apoio da Secretária de Agropecuária e Meio Ambiente, que tem à frente Paulo Emídio, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, comandado pelo sindicalista Genésio Pinto Neto, produtores rurais de Messias Targino têm investido em mecanismos de melhoria dos rebanhos bovino e caprino do município. Esta semana teve inicio dois importantes projetos nesse sentido. Foi iniciada em diversas comunidades rurais a ensilagem. Segundo o secretário Paulo Rodrigues, a ensilagem já foi realizada em várias comunidades este ano e está sendo realizada em outras a partir de agora. "Devido às poucas chuvas este ano aumentou a procura pela ensilagem, que aparece como alternativa para assegurar a alimentação do rebanho", informou o secretário. A prefeitura está investindo na infraestrutura e os produtores com a mão de obra.

Segundo ele, a ensilagem consiste na reserva de folhagens, através de ensilagem de culturas de sequeiro, como capim elefante, sorgo e milho e outros tipos de culturas para alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. "Para garantir a realização da ensilagem, a prefeitura está oferecendo a infraestrutura aos produtores, que direito a utilização do trator e o combustível, enquanto os produtores asseguram a mão-de-obra.

Prefeit Shirley e o secretário Paulo Rodrigues


Tem sido uma parceria que vem dando certo e garantido a manutenção do rebanho em boas condições", enfatizou Genésio Pinto, presidente do STR local.

O sindicalista acrescentou ainda, que outra importante iniciativa dos produtores locais tem sido a utilização de cata-ventos para assegurar a irrigação de diversas comunidades.

Fonte: correiodatarde.com.br

PREFEITURA PROSSEGUE REFORMANDO CANTEIROS

Sabedora de que o Município não realizaria obras estruturantes apenas com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e com recursos de sua própria arrecadação, a prefeita Shirley Ferreira Targino (PR) tem buscado as parcerias como forma de trazer para Messias Targino benefícios que melhoram signifiticamente a infraestrutura do Município.

Mais que isso, as obras geram empregos diretos, empregos indiretos e renda para o Município, beneficiando direta ou indiretamente uma importante parcela da população e o próprio Município.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido da gestão da prefeita Shirley Ferreira Targino um importante parceiro. Com projetos bem elaborados e muita insistência junto a Ministérios e Secretarias do governo federal, a prefeita Shirley tem implantando em Messias Targino uma nova realidade, mudando para melhor, radicalmente, a situação do Município.

Recentemente, a administração da prefeita Shirley iniciou a execução de um projeto de melhoramento das principais vias públicas da cidade, através de parceria firmada com o governo federal por via do Ministério do Turismo.

Trata-se da reforma e do melhoramento dos canteiros de várias ruas da cidade, que agora recebem material especial ao seu redor em substituição às antigas pedras.

Atualmente, estão recebendo os serviços de reforma os canteiros da Avenida Genuíno Fernandes Jales e os da Rua Edino Jales de Almeida. Mas o benefício também chegará aos canteiros da Rua Manoel Fernades Jales, que faz cruzamento com aquelas duas vias públicas.


Os novos canteiros receberão também plantas ornamentais, grama e iluminação.

Reforma de canteiro da Av. Genuíno Jales (foto: Blog da Prefeitura de Messsias Targino)

Sem dúvidas, a cidade ficará mais bonita e ecologicamente mais correta.


Fonte:omessiense.zip.net

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Construção de Barragens vai beneficiar agricultores familiares de Messias Targino.



Foi iniciado na terça-feira (06/07), a construção de 3 barragens submersas no município de Messias Targino, que vão beneficiar inicialmente três comunidades rurais. Segundo Aderbam Medeiros técnico do escritório local da Emater, essas barragens é fruto de uma parceria entre Governo Federal e Emater, através do programa de reconstituição de agroecosistemas. As primeiras comunidades beneficiadas são Varzea dos Picos, já concluída Cangaira e Paulo Afonso.


Aderbam informou que o programa vem acontecendo no município através da parceria entre a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Fórum das Associações. “Está sendo articulada a construção de mais barragens, que iram beneficiar os pequenos produtores de todo o município, trazendo melhores condições de captação de água e aumento da produção”, informou o técnico.


O QUE É BARRAGEN SUBTERRÂNEA

È uma construção de um barramento que barra a água da chuva, e essa água fica presa no solo, sendo aproveitada pelas plantas ou retirada de um cacimbão.


Uma barragem subterrânea deve ser construída em baixos e pequenos riachos, sendo necessário que o local seja estreito e disponha de ombreiras, onde a pedra ou firmamento. A barragem é mais rasa nas margens do que no meio ou na baixa do riacho, com solos férteis, não muito arenoso.

As barragens subterrâneas tornam os riachos ou córregos que antes eram secos em agricultáveis haja visto que a água fica retida no subsolo.
Prefeita e proprietários rurais participaram do lançamento do programa Balde Cheio.


Aconteceu no dia 7 de julho, na Câmara dos vereadores de Janduis, o lançamento Oficial do Programa Balde Cheio, que contou com a presença do agente de desenvolvimento do BNB, do coordenador do programa nos estados de AL, RN, PE, PB, produtores rurais dos municípios de Janduís, Messias Targino e Campo Grande.

Prefeita Shirley Targino durante reunião.

A prefeita de Messias Targino Shirley Targino também participou do evento, que foi bastante participativo. “É mais uma ação que vão desenvolver em Messias Targino para apoiar os pequenos produtores rurais, principalmente os produtores de leite”, disse Shirley.

No Estado do Rio Grande do Norte, apenas a região Seridó e Oeste aderiram ao programa até agora, na jurisprudência da Agência BNB - Assú, no Médio Oeste, apenas Messias Targino, Janduís e Campo Grande.

O Programa Balde Cheio visa prestar assistência técnica a grupos de produtores de leite com técnicas inovadoras desenvolvidas pela EMBRAPA, tornando o gado de Leite a atividade leiteira viável economicamente e buscando adaptar cada propriedade aos seus recursos naturais com implantação de capineiras ou plantios de palma adensada.

Proprietários e dirigentes de associações rurais participaram da reunião.

Cada município que vai participar do programa entra com a contra partida de um técnico em agropecuária ou engenheiro agrônomo que vai trabalhar com no máximo 20 produtores, além do pagamento anual de 5 mil reais. O técnico em agropecuária, Juscelino Herculano Jales foi o designado pela prefeitura para atuar no programa, o mesmo já participou de um treinamento de uma semana em Campina Grande e está articulando junto aos produtores um intercambio no município de Pombal, onde o programa já é um sucesso a mais de 4 anos.


Prefeitura realiza ensilagem em comunidades rurais.



A Secretária de Agropecuária e Meio Ambiente deu inicio a realização de ensilagem em comunidades rurais do município de Messias Targino. Segundo o secretário Paulo Rodrigues a ensilagem já foi realizada em várias comunidades este ano. “Devido às poucas chuvas este ano aumentou a procura pela ensilagem”, informou o secretário.


A ensilagem consiste na reserva de folhagens, através de ensilagem de culturas de sequeiro como: capim elefante, sorgo e milho para alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.




Para realizar a ensilagem a prefeitura entra com a infraestrutura com trator e combustível, já os agricultores familiares entram com mão-de-obra.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Estado lança a Caderneta de Saúde do Adolescente


A Secretaria Estadual de Saúde lança a Caderneta de Saúde do Adolescente no dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 20 anos. O lançamento foi feito nesta terça-feira (13) durante o I Seminário Estadual de Atenção Integral à Saúde do Adolescente promovido pela Secretaria de Saúde. O evento, que começou nesta terça, prossegue amanhã (14), quando será realizada uma oficina de trabalho para os municípios que implantarão a caderneta no Rio Grande do Norte.

A primeira fase de implantação da caderneta irá contemplar 31 municípios do Estado. O material é dividido para o público masculino e feminino, com dicas de alimentação, saúde bucal, transformações no corpo, educação sexual, vacinação, higiene e direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. A caderneta também oferece espaço para os profissionais de saúde fazerem observações sobre o acompanhamento dos adolescentes, garantindo a ação de saúde que foi iniciada na infância.

Segundo dados do IBGE, 18% do total da população do Estado é composta pela faixa etária que vai dos 10 aos 19 anos, o que representa uma população superior a 570 mil pessoas.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prefeita Shirley fará palestra em evento da Frente Nacional dos Prefeitos e Sebrae.


A convite da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do SEBRAE Nacional, a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino (PR), estará proferindo palestra no Seminário Os Pequenos Negócios na Liderança do Desenvolvimento, que estará acontecendo nesta terça-feira (13), em João Pessoal-PB, no auditório do Sebrae.

Prefeita Shirley Targino vai expor sua experência de Emprendedora no Seminário "Os pequenos na Liderança do Desenvolevimento", em João Pessoa.


A prefeita Shirley vai expor sua experiência Empreendedora, já que o município de Messias Targino da qual ela é prefeita foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2010. “Vamos ter oportunidade de mostrar um pouco da nossa realidade e as melhorias na qualidade de vida de nossa população”, disse Shirley.

Durante o Seminário será lançado o Projeto de Incentivo para o Desenvolvimento. Vão participar do evento prefeitos, secretários municipais, vereadores e contadores dos municípios da zona da Mata Paraibana e Norte e Sul.
Prefeitura inicia cursos em parceria com SENAC.

A prefeitura municipal de Messias Targino em mais uma parceria firmada com SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, iniciou nesta segunda-feira (12), o curso de Gestão e Negócio em Qualidade de Atendimento, que está acontecendo na Câmara de Vereadores em dois horários, sendo das 13h ás 17:30 e das 18h ás 22h.

O curso está acontecendo em dois horários com carga horária de 20h aulas.

Durante abertura do curso, o vice-prefeito Cleiston Rubens representou a prefeita Shirley Targino, e falou da importância das capacitações que a gestão vem desenvolvendo para os funcionários da prefeitura.

Rosângela Dantas, professora ministrante do curso.

O objetivo é conscientizar os colaboradores no atendimento, sensibilização da importância do atendimento, como estratégia para o alcance da gestão pública. O curso está sendo ministrado pela Professora do SENAC, Rosângela Dantas.


Aldenora Gomes, coordenadora pedagógica do SENAC.

Vice-prefeito Rubinho durante a abertura do curso.

Segundo a professora Rosângela, o público alvo do curso são todos funcionários da prefeitura que ocupam função de atendimento ao público.

Participantes do curso de Qualidade de Atendimento.


A Coordenadora Pedagógica do SENAC, Aldenora Gomes disse durante a abertura do curso que a parceria firmada com a prefeitura é para a realização de três Cursos no município, que são eles: Informática – Windows e Internet; Imagem Pessoal – Corte de cabelo e Escova; Pintura e Maquiagem; Design de sobrancelhas; Manicure e Unhas decoradas.



Maria Ruth Paiva ministrante do curso.


Ainda na política de qualificação iniciou também nesta segunda-feira o curso de Pintura em Técido Porcelanizado, destinado as 30 famílias beneficiárias com o Programa de Habitação.

O curso está acontecendo em dois horários.



Segundo o secretário de ação social, Anderson Medeiros, o objetivo do curso é capacitar às famílias para que tenha noção de pintura porcelanizada e possa vim ajudar na complementação de renda.


As famílias beneficiárias do Programa de Habitação durante curso.
O curso está sendo realizado na Oficina Escola, em dois horários, com duração de uma semana e está sendo ministrado por Maria Ruth Paiva.

Novo Abatedouro recebe autorização para funcionamento.

Depois de uma longa espera, o novo Abatedouro Público construído pela atual gestão da prefeita Shirley Targino recebeu autorização para iniciar o funcionamento. A informação passada pela prefeita Shirley Targino (PR), durante contato com a equipe do blog da prefeitura municipal.

O município de Messias Targino é um dos primeiros municípios a receber a liberação para funcionamento do empreendimento desse tipo.

A construção de um novo abetedouro era uma reivindicação antiga da população e agora com o esforço da prefeita Shirley Targino (PR) com o apoio do Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), é uma realidade.

Construção do novo abatedouro era uma reivindicação antiga da população


A realização da obra vem recebendo aprovação dos marchantes que passarão a ter melhores condições de trabalho no abatimento do animal. O Projeto do abetedouro teve um orçamento de R$ 149 Mil, a contrapartida da prefeitura, foi de R$ 8.121,80. O terreno aonde a obra foi construída foi adquirido pela prefeitura e fica fora da zona urbana, para evitar problemas de saúde pública, já que, com o crescimento da cidade o atual matadouro tem se tornado um problema.

A prefeita Shirley informou que o espaço onde funcionava o antigo abetedouro será reformado para destinação de oficinas de cultura já o curral será para armazenamento de material reciclado.

Escola Municipal desenvolve Projeto “Anjos da Leitura”


A prefeitura municipal através da secretaria municipal de educação sob a coordenação das coordenadoras pedagógicas, Wagna Fernandes, Valdélia Gomes e Wilma Monteiro estão desenvolvendo na Escola Municipal Prof. Júlio Benedito o Projeto intitulado com nome “Anjos da Leitura”.

Prefeita Shirley Targino, está disponibilizando recursos para a realização do projeto

O objetivo principal é estimular nos alunos, professores e toda comunidade escolar o gosto pela leitura.

O projeto Anjos da Leitura já foi apresentado aos gestores


Segundo Wagna Fernandes, coordenadora pedagógica, o projeto foi apresentado aos gestores e a comunidade escolar e terá continuidade após o recesso escolar, onde iremos desenvolver oficinas de leituras com os professores, alunos e pais.

Projeto Anjos da Leitura será desenvolvido na zona urbana e rural do município.

O público alvo do projeto são alunos da EJA, 1º ao 5º ano do ensino fundamental menor da zona urbana e rural do município.


Professores e gestores durante a apresentação do Projeto Anjos da Leitura.


O projeto Anjos da Leitura está dividido em 5 etapas, sendo: Reconhecimento e Planejamento; Proposta de Formação; Envolvimento da Comunidade Escolar; Criação e Implementação dos Espaços da Leitura e Formação de Parcerias.

O projeto terá continuidade com oficinas de leitura para professores, alunos e pais.


Ainda de acordo com Wagna dentro do projeto será trabalhado: diferentes propósitos de leitura; Linguagem escrita e produção de testos; Produção de textos e características de diferentes gêneros literários.


O projeto Anjos da Leitura deu início em junho e será concluído em novembro, onde haverá a culminância do projeto com uma semana de leitura, já que a semana de leitura será inserida no projeto pedagógico da escola.
Equipe responsável pelo projeto Anjos da Leitura.
“Esperamos obter êxito com o projeto, que as metas sejam cumpridas e que o mesmo tenha continuidade nos anos seguintes, já que a leitura é essencial”, disse Wagna Fernandes.