Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FEIRA AGROECOLOGICA DE MESSIAS TARGINO COMEMOROU 6 ANOS DE EXISTÊNCIA

No último  domingo (27/07),  os agricultores familiares que atuam na Feira Agroecologica de Messias Targino realizarem um ato festivo para comemorar o 6º aniversário da Feira Agroecologica.
E para  comemorar  essas  conquistas,  os  agricultores  que atuam na feira  e as organizações que apoiam  o empreendimento  de economia solidaria, organizaram uma vasta programação  que teve inicio às 05:00h, da feira orgânica  e organização dos espaços das feiras de outros municípios e as 06:00h, foi servido  um café  e em seguida troca de experiências e dialogo aberto entre as feiras, e contou com as presenças dos representantes das  parcerias  da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro, Fórum da Agricultura Familiar e Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, entre outros.
Dentro da programação comemorativa foi feito o lançamento  da Feira Orgânica, formada  por  20 famílias do  Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que vem funcionando  no município  com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar ainda mais a renda dos agricultores familiares que sobrevivem da atividade rural.
O grupo  do PAIS,   já estão produzindo e comercializando e agora vão integrar a feira com sua produção. Visando  acessar  os recursos das modalidades  do PAA, já criaram sua associação a fim de facilitar  tanto seu processo de organização  e de acessar os recursos. 
Segundo o presidente da Associação, Edson Tavares “a implantação  do projeto  de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, tem tornado possível  a produção diversificada  de produtos que vai  ampliar a oferta  para os consumidores“, esclareceu Edson Tavares.
Prefeito Arthur Targino
Vice-prefeito Pôla Pinto
O prefeito Arthur Targino (PMDB), prestigiou o evento e visitou todas as barracas da feirinha, acompanhado  do secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues e do vice-prefeito e presidente  do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Pôla Pinto.
O evento foi aberto pela a agricultora familiar  Maria Jose Barbosa, que destacou a importância da feira tanto na questão de gerar renda como os produtos que são oferecidos aos consumidores.
Secretário de Agricultura Paulo Rodrigues
Honorina Eugenia - SEBRAE
Edson Tavares presidente da Associação
Ainda fizeram uso da palavra e participaram do evento, Pôla Pinto, presidente do Sintraf e vice-prefeito, Paulo Rodrigues, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Fabrício Edno Jales, do Centro Juazeiro, Erisberte Jales Coordenadora do Fórum da Agricultura Familiar, Juscelino Jales Presidente da Câmara, Raimundo Canuto Presidente da CREDIOESTE SOL, Edson Tavares presidente da Associação dos Agricultores Familiares, Maria Jose Agricultora Familiar, Neto de Baé Vereador, Darineide e Carla Regina - PDA Carnaúba de Janduis, Paula Valéria Secretária da SETHAS, Macione e Honorina Eugenia - SEBRAE, Katiane Muniz Coordenadora da Rede Xique-Xique e o Deputado Estadual Raimundo Fernandes.   
Eriberte Jales Coordenadora do Forum
Juscelino Jales Presidente da Câmara
Neto de Baé Vereador
O prefeito Arthur Targino, em seu discurso destacou os avanços que vem ocorrendo na agricultura familiar, além de ressaltar a importância da feira como fonte de renda entre as famílias que comercializam os seus produtos. Arthur disse que a meta é garantir uma melhor estrutura  para o funcionamento da feira.
E na  parte da tarde aconteceu no Centro  de Cultura e Eventos o III Encontro das Feiras da Agricultura Familiar, com feirantes da região oeste.  “É um momento de discutirmos os desafios e oportunidades na construção da sustentabilidade da agricultura familiar junto às feiras agroecologicas e de Economia Solidária”,  disse Maria Jose.

Durante o encontro  que reunir mais de 70 participantes foi debatido  sobre, o fortalecimento da Economia Solidária, das feiras e  a Certificação Orgânica.
Para visualiza mais fotos acesse:

Nenhum comentário: